Fechar menu lateral

Festa e barriga produzem riso no Grupo Divulgação

Foto de Márcia Falabella

Foto de Márcia Falabella

            Um reino em guerra tem que esconder o herdeiro do trono e mesmo assim ele acaba sequestrado. Mas o final é feliz e até lá, a promessa é de diversão para o público. O espetáculo infanto-juvenil “Festa que grita, barriga que ronca”, será apresentado no Teatro do Forum da Cultura como encerramento do Curso de Iniciação ao Teatro do Grupo Divulgação e tem texto e direção de José Luiz Ribeiro. As sessões acontecem na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7), às 20h30, com matinês ao sábado (8) e domingo (9), às 17h.

            A história começa com a ameaça em torno do primogênito do rei, predestinado a um dia ocupar o lugar do pai. Assim, o príncipe é levado para um castelo, onde fica escondido. Até que uma trupe de comediantes vai ao local e se comove com a situação do jovem prisioneiro. Com a intenção de fazer o herdeiro ter momentos de alegria, o grupo leva o menino para fora do castelo. É aí que o príncipe acaba sequestrado por pessoas que devido à guerra, estão passando por grandes dificuldades.

            O diretor, José Luiz Ribeiro, garante que tudo termina bem, porque os próprios sequestradores acabam revelando uma série de falhas ao longo da história. “A mensagem que a peça passa é a seguinte: os jovens, apesar de muitos espertos, cometem algumas besteiras”.

 

            O projeto

            Ao todo, 15 jovens do Curso de Iniciação ao Teatro se revezam no palco para contar essa história, resultado de um trabalho realizado ao longo do ano. “No primeiro semestre, nós fizemos a apresentação “Maravilhas da Natureza”, com trechos de autores como Sófocles e Brecht, um trabalho de coral. E agora fizemos um trabalho mais dramático. É um espetáculo que segue uma linha de riso. Os meninos estão encerrando esse curso de aprimoramento, que proporcionou um crescimento a eles”.

            A bolsista do projeto, Tainá Varandas, é também responsável pela sonoplastia e já foi uma das adolescentes que puderam subir no palco graças à iniciativa. Uma experiência que também representa um complemento em sua formação no Instituto de Artes e Design da UFJF. “Esse é o primeiro projeto em que eu participo desde que entrei na faculdade. Como eu gosto de teatro, é bem interessante. E os meninos desenvolveram questões como o comprometimento e a atuação”.

            O projeto de extensão “Centro de Estudos Teatrais: Cursos e Oficinas” oferece uma imersão ao teatro com disciplinas de formação cultural e técnica. Em 2016, recebeu a Menção Honrosa, na Mostra de Ações da Extensão que fez parte da Semana da Ciência, Tecnologia e Sociedade realizada no Campus da UFJF.

 

            O elenco

             Os jovens que participam da peça são Letícia Dutra, Emmanuelle Serdeira, Bárbara Pucci, Ana Laura Eller, Fernanda Del’Duca, Ana Luisa Maciel, Amanda Layer, Luana Eleutério, Pedro Henrico Silva, Victor Antônio Rodrigues, Maria Eduarda Gonçalves, Isabelle Caroline Dias, Isabela Barros, Rafaela Stephan e Caio Almeida.

 

            Equipe

            Também na equipe do espetáculo, Márcia Falabella é responsável pela preparação vocal e Bruno Crispi, pela preparação de corpo. O figurino é de Malu Ribeiro e o cartaz, de Franciane Lúcia. Além do texto e da direção, José Luiz Ribeiro assina cenário, desenho de luz e trilha sonora. O Teatro do Forum da Cultura fica localizado à Rua Santo Antônio, 1112, no Centro de Juiz de Fora.

 

Serviço

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG

Evento: “Festa que grita, barriga que ronca”

Dias: quinta e sexta-feira (6) e (7), às 20h30; sábado (8) e domingo (9), às 17h.

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)