Fechar menu lateral

Retratos de mulher no tempo dos barões

"A professora da sala de meninas" destaca como algumas mulheres transpareciam com profissões

“A professora da sala de meninas” destaca como algumas mulheres transpareciam com profissões

Será inaugurada na terça-feira, dia 28 de agosto, na Galeria de Arte do Forum da Cultura – UFJF, a mostra “Retratos”, de Ivana de Souza Álvares. As visitações poderão ser feitas até o dia 06 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h. A entrada é gratuita.

A mostra

A artista Ivana de Souza nos presenteou com obras que trazem uma releitura da postura feminina de um passado distante, da época dos Barões de Café. Os trabalhos são diálogos entre duas artes, a literatura e a pintura. A exposição é fruto de uma pesquisa feita por Ivana no interior da Zona da Mata mineira, sobre mulheres de sua família, as situações são bem retratadas nos quadros.

As mulheres, que na época eram bem vistas e se destacavam eram aquelas que aceitavam as condições que lhe eram impostas. Suas fotografias contam com um texto ao fundo e o retrato a frente, mostrando que aquelas que “seguiam as regras”, se sobressaiam. Já as mulheres que lutavam na época – as professoras, escritoras, por exemplo – na frente dos retratos há um texto, fazendo uma analogia à sociedade que as escondia. A técnica usada pela artista foi de pintura em textos impressos e envelhecimento de fotografias.

Para Ivana, “os objetivos pretendidos são vislumbres da figura feminina de elite do século XIX, suas atuações e comportamentos sociais. O objetivo da exposição se desdobra trazendo imagens dentro de um contexto onde o pai era detentor do poder sobre todos os membros da família, agregados e escravos.”.

 

Galeria de Arte

O espaço nobre, localizado no segundo pavimento do Forum da Cultura, reúne as diversas manifestações artísticas, através de exposições regulares de artistas consagrados e também de artistas em início de carreira, que buscam espaço para divulgação de suas obras.

Atendendo as exigências do Edital, artistas e coletivos utilizam-se da Galeria para expor seus trabalhos ao público juiz-forano e aos turistas de outros estados e países que, em passagem pela cidade, visitam o casarão histórico do Forum da Cultura.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra Retratos

Visitações: de 28 de agosto até 06 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h

Telefone: (32) 3215-3850