Fechar menu lateral

Forum celebra Folclore no mês de agosto

 

WEB_MCP_Folclores-regionais_Foto-Franciane-Lúcia-2            O Museu de Arte Popular, sediado no Forum da Cultura/UFJF, programou para agosto a mostra comemorativa do mês do folclore. A mostra sobre Folclores regionais pode ser visitada até o dia 31 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 10 às 18 horas.

            São cento e vinte obras de estatuária reunidas em diversos núcleos temáticos representando manifestações dramáticas que vão de danças dramáticas até obras de proteção espiritual.

 

            A mostra

            O visitante poderá encontrar nas diversas manifestações um mosaico da cultura brasileira em regiões do norte ao sul do país. Agrupados em manifestações de danças dramáticas, das quais se destacam o Bumba–meu-boi e o Boi de mamão; de representações religiosas, como a Congada e a Folia do Divino, e um setor de obras de proteção com figas e carrancas.

            Com diversas obras anônimas, pertencente ao acervo do Museu, a mostra agrega algumas obras assinadas, sendo uma especial, a de Ana das Carrancas, de Petrolina. Existe, ainda, uma série de danças populares que engloba Jongo, o Maracatu e o Frevo.

            A criatividade do artista popular é manifestada pela diversidade do material usado. Um bumba realizado em lã e penas demonstra o cuidado com a figuração das personagens. Os artesãos paulistas se notabilizam pelo uso da cerâmica pintada como podemos encontrar no grupo que representa a procissão de N. Sra. dos Navegantes.

 

Serviço:

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Folclores regionais”

Visitações: até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 18h

Telefone: (32) 3215-3850