Fechar menu lateral

Autores lançam livro de contos no Forum da Cultura

Uma mesa, seis jogadores, seis pontos de vista. Assim nasceu quer a seis, livro que reúne seis contos com atmosferas diferentes em torno de um mesmo ambiente: o jogo de pôquer. Os escritores Elena Duarte, Gustavo Burla, Louise Nascimento, Mariana Virgílio, Raíssa Varandas e Táscia Souza recebem amigos e convidados para o lançamento da obra, dia 20 de março, às 19h30, no Forum da Cultura. Além do lançamento, será inaugurada a exposição com ilustrações dos contos, assinadas pelo artista  Bernard Martoni, seguindo a atmosfera psicológica de cada história.

 

O Livro

 

Pôquer a seis - conviteCom ciclos de estudos temáticos e encontros quinzenais, a proposta do grupo de Estudos Matemáticos do Hupokhondría — cujo nome traz patente a ironia — é a produção de narrativas, sem pudores para buscar referências além da literatura e das fontes acadêmicas. Um desses ciclos de estudos voltou-se para a construção psicológica de personagens e seu lugar nas narrativas. Dentre as leituras teóricas discutidas, optou-se por jogar com arquétipos de Carl G. Jung para a produção de contos cujo principal elemento é a personagem.

 

Assim, Self, Ego, Sombra, Persona, Anima e Animus, queriam, na psicologia junguiana, os principais jogadores cujas faces o ser humano assume para, em cada momento, apostar suas fichas na vida, assumem, no jogo liteário, o lugar de protagonistas de cada um dos seis contos do livro, que têm em comum o cenário: o espaço clandestino do pôquer, que exige diferentes facetas, blefes, malícia.

 

O Projeto Hupokhondría comemora dez anos de trabalho, com o site em que publica os textos curtos e outros canais de divulgação de trabalhos em outros formatos: canal no YouTube com curtas, teasers de espetáculos e cenas apresentadas; Instagram, no qual joga com imagem e texto, além de informar das atividades; fanpage para divulgação dos trabalhos. Em 2017 apresentou os espetáculos “A linha 2” e “Educandário São Bernardo” e lançou o “99 receitas”. Pôquer a seis é o segundo livro do projeto e a primeira coletânea feita pelo grupo de estudos do Hupokhondría.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Lançamento do livro “Pôquer a Seis”  //  Exposição com ilustrações do Livro

Dias: Dia 20 de março, às 19h30

Telefone: (32) 3215-3850 

Valor: R$30,00

 Entrada: Franca