Fechar menu lateral

Forum da Cultura abre exposição sobre a Paixão de Cristo

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, apresenta “Representações da Paixão”. A mostra reúne 20 peças de diversos materiais e tem como tema  “A paixão de Cristo” na visão de artistas populares.  As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 18h, até o dia 29 de março.

 

A Caminho do Calvário

 

Com representações sob técnicas de diversos artesãos, a exposição traz obras que relembram o martírio de Jesus Cristo. Uma delas é da artesã portuguesa Rosa Ramalho, um oratório de cerâmica esmaltada representando o calvário. Outra peça que nos chama a atenção é a imagem de Pietá, em cerâmica, do artista baiano Gerar. A obra mostra a virgem que se agiganta para acolher o corpo morto de Jesus em seus braços. 

Pietá   em cerâmica pintada -  Artista: Gerar - Barra (BA)

Pietá
em cerâmica pintada –
Artista: Gerar – Barra (BA)

 

Também compõe a mostra crucifixos de origem italiana e espanhola, além de dois oratórios trípticos de Juazeiro do Norte – CE e imagens em gesso de São Bom Jesus do Matozinho e Nossa Senhora das Dores, que ganha uma outra interpretação em cerâmica.  Desta vez, a virgem aparece com um punhal de metal enterrado em seu coração. Quem assina a obra é o artista belorizontino Jorge Cruz.

 

A mostra ainda conta com a estatuária ‘Jesus nas Oliveiras’ em que é representado o momento mais forte da humanidade de Cristo, no qual ele teme morte e pede a Deus: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”, presente no Livro de Lucas.

 

 

Museu de Cultura Popular

 

O Museu de Cultura Popular é um espaço dedicado à difusão cultural por meio de obras de artesãos e artistas brasileiros e estrangeiros. O espaço valoriza os ofícios e os saberes populares presentes na nossa rica cultura.

 

Em um diálogo com a sociedade contemporânea, o Museu reafirma sua função social e ganha visibilidade com a preservação e a divulgação de seu acervo e de suas coleções.

 

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra Representações da Paixão

Data: até o dia 29 de março, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850       

Site: www.ufjf.br/forumdacultura