Fechar menu lateral

Mostra “Presépios”, em cartaz no Forum

Em destaque, presépio oriundo da Zâmbia. (Foto Franciane Lúcia)

Em destaque, presépio oriundo da Zâmbia. (Foto Franciane Lúcia)

A tradicional mostra Presépios encontra-se em cartaz, no Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura/UFJF, reunindo exemplares oriundos de vários países. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 2 de fevereiro de 2018, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. A entrada é gratuita.

 

Magia do Natal

Em sua 29ª edição, a mostra reúne uma diversidade de obras de artesãos brasileiros e estrangeiros traduzindo, em forma de arte,  a narrativa cristã sobre o nascimento do Menino Jesus. “Presépios” revisita este momento de fé e devoção, e pretende instigar nos visitantes a reflexão sobre a importância da fraternidade, da comunhão e do amor ao próximo. 

A mostra é composta por 100 obras, confeccionadas em cerâmica, tecido, palha de milho e de bananeira, saco de aninhagem, conchas, entre outros materiais. São presépios que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores.

Além de obras brasileiras, temos trabalhos de outros países como Itália, Chile, Peru, Equador, Bolívia e Angola. O destaque desta edição é um presépio entalhado em madeira de tonalidade escura, oriundo da República de Zâmbia, país localizado no Continente Africano.        

 

 

Museu de Cultura Popular

Presépio feito de bolinhas de gude. Autoria Cícero Campo. Divinópolis-MG

Presépio feito de bolinhas de gude. Autoria Cícero Campos. Divinópolis-MG

O Museu de Cultura Popular é um espaço dedicado à difusão cultural por meio de obras de artesãos e artistas brasileiros e estrangeiros. O espaço valoriza os ofícios e os saberes populares presentes na nossa rica cultura.

Em um diálogo com a sociedade contemporânea, o Museu reafirma sua função social e ganha visibilidade com a preservação e a divulgação de seu acervo e de suas coleções.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Presépios”

Data: até o dia 2 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14 às 18h. Exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro

Telefone: (32) 3215-3850