Fechar menu lateral

“Bicho sim, Bicho não!” reflete sobre a preservação da natureza

Remontagem aborda a preservação da natureza como temática principal. (Foto Márcia Falabella)

Remontagem aborda a preservação da natureza como temática principal. (Foto Márcia Falabella)

Com texto e direção de José Luiz Ribeiro, o Núcleo de Adolescentes do Grupo Divulgação, estreia no dia 18, às 16h45, no Teatro do Forum da Cultura, da UFJF, o espetáculo infanto-juvenil “Bicho sim, Bicho não!”. O espetáculo cumpre temporada relâmpago nos dias 18, 19, 25 e 26 de novembro, com apresentações sempre às 16h45. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.

 

O enredo

 

            “Bicho sim, Bicho não!” é uma fábula moderna que aborda a conscientização sobre a preservação da natureza. No palco, os jovens atores dão vida a animais que lutam contra a força de homens predatórios.

            A Floresta do Manejo era habitada por uma bicharada que vivia feliz. Lá conviviam, em perfeita harmonia, o jacaré, a onça, o bem-ti-vi, a borboleta, uma coruja sábia, uma abelha industriosa e uma formiga trabalhadeira. Havia também um urubu cansado, um pica-pau e um macaco endiabrado. Mas, como não há bem que sempre dure, surgiu nas cercanias da floresta um grupo de homens chefiados pelo Bad Man que ameaçou com sua motosserra derrubar as árvores da floresta. Diante do perigo, a bicharada se une e, cada um explorando sua qualidade, consegue expulsar os invasores cortando o mal pela raiz.

            “A união faz a força” é o princípio fundamental demonstrado em “Bicho sim, bicho não!”. A comunidade da floresta vencendo a modernidade devastadora é a grande lição dada num momento em que a natureza perde seu valor diante do vil metal.

            Apresentado pela primeira vez em 2005, pelo Grupo Divulgação, o espetáculo foi um grande sucesso pela temática abordada e também pelo trabalho de interação entre os atores e a plateia infantil. De acordo com José Luiz Ribeiro, a remontagem suscita, mais uma vez, a importância da discussão do tema. “Rever é ver com outros olhos. Embora o desmatamento ainda aconteça com muita reincidência, isso faz com que a força deste texto passe a vigorar pela necessidade de acender os sinais de perigo.”

 

O elenco

 

            O elenco é composto Anna Júlia Lourenço, Beatriz Marangon, Beatriz Gomes, Diego Corrêa, Fernanda Del’Duca Tavares, Gabriella Borges, Geovana Santiago, Lara Carolina, Luiz Eduardo dos Santos, Marina Bomtempo, Rafaela Stephan e Rodrigo Julião.    

 

Projeto premiado

 

            Ministrado pelo Grupo Divulgação, o projeto de extensão “Centro de Estudos Teatrais: Cursos e Oficinas” oferece aos adolescentes uma imersão ao teatro por meio de disciplinas de formação cultural e técnica. Em 2016, o Projeto recebeu a Menção Honrosa, na Mostra de Ações da Extensão que fez parte da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade realizada no Campus da UFJF.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112

Evento: “Bicho sim, bicho não!”

Dia: 18, 19, 25 e 26 de novembro

Horário: às 16h45

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Telefone: (32) 3215-3850