Fechar menu lateral

Um olhar sobre “Terra e mar”

Obras foram inspiradas nas paisagens cariocas.

As obras foram inspiradas nas paisagens cariocas.

José Luiz Ribeiro, além de professor, dramaturgo e cenógrafo, revela, mais uma vez, sua faceta nas artes plásticas com a mostra “Terra e mar”. A abertura será na próxima terça-feira, dia 14, às 20h30, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura/UFJF. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta, das 14 às 18h, até o dia 08 de dezembro. A entrada é gratuita.

 

A mostra

            Após o sucesso da mostra “Solstício”, exibida em 2016, José Luiz Ribeiro retorna suas atividades no universo das artes plásticas, dando vida à nova exposição. Ao todo são 9 obras, em acrílica sobre tela, inspiradas em paisagens naturais do Rio de Janeiro. “Uma ida ao Rio e a observação das montanhas se perdendo entre as nuvens e depois o encontro lá no Forte da Guarda, no Leme, onde temos uma vista maravilhosa da geografia do Rio de Janeiro, me impressionou muito. Aquelas terras e montanhas, o encontro do mar, a favela iluminada, esses elementos ficaram no meu subconsciente.”

            Em “Terra e mar”, o artista expõe sua sensibilidade e seu talento artístico na composição de obras que valorizam o uso das cores, sombras e dimensões. “A minha  última exposição foi muito organizada, muito cerebral em cima dos elementos da Antígona, tendo o Sol como protagonista. Agora foi uma volta a inspiração até o século XIX, uma pintura sem preocupação de ser moderna. É um veículo de expressão sem grandes pretensões; uma pintura que fui fazendo quase que terapeuticamente.”

            Nas obras, a predominância das cores verde, amarelo e azul refletem a preocupação do artista em valorizar e resgatar o amor ao país, mesmo em momentos de turbulências e incertezas. “Precisamos rever o Brasil e refutá-lo de uma maneira muito rica através da ética e de um repensamento do homem e do cidadão.”  

 

O artista

            Com vasta experiência na dramaturgia e na criação cenográfica de espetáculos, José Luiz Ribeiro revela sua veia artística também nas artes plásticas. Nos mais de 50 anos de experiência nos diversos ofícios que envolvem a produção cênica, criou e desenvolveu cenários, adereços e compôs desenho de iluminação para os espetáculos do Grupo Divulgação. A estreita relação com as artes plásticas também se consolidou pela experiência de José Luiz como curador das exposições na Galeria de Arte e no Museu de Cultura Popular, ambos sediados no Forum da Cultura da UFJF.

 

Galeria de Arte

            O espaço nobre, localizado no segundo pavimento do Forum da Cultura, reúne as diversas manifestações artísticas, através de exposições regulares de artistas consagrados e também dos artistas em início de carreira, que buscam espaço para divulgação de suas obras.

            Atendendo às exigências do Edital, aberto no início do ano, artistas e coletivos utilizam-se da Galeria para expor seus trabalhos ao público juiz-forano e aos turistas de outros estados e países que, em passagem pela cidade, visitam o casarão histórico do Forum da Cultura.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra Terra e mar”

Dias: de 14 de novembro a 08 de dezembro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca