Fechar menu lateral

Para beber e comer

A mostra faz uma reflexão sobre a importância desses objetos no cotidiano das pessoas.

Em destaque, obras presentes na exposição (Foto Franciane Lúcia)

Pratos, bilhas e moringas” é a exposição em cartaz no mês de novembro no Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura da UFJF. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 1º de dezembro. A entrada é gratuita.

 

A mostra

A exposição reúne 21 obras oriundas de diversas regiões do Brasil como Guarapari, Teófilo Otoni, Vale da Paraíba, Rio de Janeiro e Turmalina, e também do Chile e de Portugal. São pratos, moringas, cantarinha e bilhas, confeccionados em cerâmica, cobre e alumínio esmaltado. 

Por meio das obras de ceramistas e oleiros, a mostra faz uma reflexão sobre a importância desses objetos no cotidiano das pessoas. Os pratos, por exemplo, além de funcionais para o uso doméstico, também são usados para a decoração de paredes e de estantes. Temos como destaque, os pratos esmaltados, com decoração floral. Esses utensílios, nos remetem às lembranças de uma época em que era muito comum as refeições serem servidas nestes recipientes.

As bilhas e moringas, geralmente feitas de barro, foram muito utilizadas em fazendas e casas do interior para armazenar líquidos, e, principalmente, para guardar e manter sempre fresca, a água de beber. Na mostra, temos também as moringas e bilhas  decorativas, moldadas em cerâmica, com formatos de silhuetas humanas e de animais.

 

Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular é um espaço dedicado à difusão cultural por meio de obras de artesãos e artistas brasileiros e estrangeiros. O espaço valoriza os ofícios e os saberes populares presentes na nossa rica cultura.

Em um diálogo com a sociedade contemporânea, o Museu reafirma sua função social e ganha visibilidade com a preservação e a divulgação de seu acervo e de suas coleções.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra Pratos, bilhas e moringas

Data: até o dia 1º de dezembro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850