Fechar menu lateral

“Mãe África” homenageia a cultura africana

Em destaque a obra "Mãe conselheira", assinada por Sylvia Lopes

Em destaque a obra “Mãe conselheira”, assinada por Sylvia Lopes

A artista Sylvia Lopes recebe amigos e convidados para a abertura da mostra  “Mãe África”, na próxima terça-feira, dia 31, às 20h30, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura/UFJF. A exposição permanece em cartaz até o dia 10 de novembro, e as visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

África em destaque

            Os trabalhos de Sylvia Lopes evidenciam e homenageiam o Continente Africano, com suas belezas e seus contrastes. “A temática da exposição aborda dois sentidos: a mãe que cuida de seus filhos e a Mãe África, o berço da humanidade. Retrato uma África rica, com suas tradições e com seus elementos naturais.”

            O público poderá conferir estatuárias de mulheres com seus filhos, guerreiros africanos, e animais da savana. Ao todo são 20 obras, em diversos formatos e tamanhos, confeccionadas em gesso maciço, com acabamentos em decupagem, pinturas imitando  ferro e bronze, além de aplicações de tecidos e pedrarias.

             Uma  explosão de cores e texturas dão destaque aos adornos e às vestimentas das mulheres retratadas em esculturas que valorizam a estética da mulher negra. As pedrarias aplicadas em turbantes e colares relembram a importância das riquezas minerais do continente, que geraram disputas e invasões no decorrer dos séculos.

            Outro destaque da mostra são as estatuárias de girafas e elefantes exemplificando a variedade de espécies que compõem a fauna africana.

 

A artista

            Esta é a segunda vez que Sylvia Lopes expõe no Forum da Cultura. Em 2016, a artista assinou a mostra “O povo do Oriente”, composta por esculturas presentes nas religiões orientais.

            Desde 2004, a artista trabalha com técnicas de pintura, apliques e texturas, em esculturas de gesso. Atualmente desenvolve suas criações em seu ateliê, Ana Quirubina, localizado no bairro Bom Pastor.  

 

 

Galeria de Arte

            O espaço nobre, localizado no segundo pavimento do Forum da Cultura, reúne as diversas manifestações artísticas, através de exposições regulares de artistas consagrados e também dos artistas em início de carreira, que buscam espaço para divulgação de suas obras.

            Atendendo as exigências do Edital, artistas e coletivos utilizam-se da Galeria para expor seus trabalhos ao público juiz-forano e aos turistas de outros estados e países que, em passagem pela cidade, visitam o casarão histórico do Forum da Cultura.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra Mãe África”

Dias: de 31 de outubro a 10 de novembro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca