Mostra “A Sinestésica”, no Forum da Cultura

(Foto: Gabriela Maciel)

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura / UFJF recebe a mostra “A Sinestésica”, com obras dos acadêmicos do IAD da UFJF, Alice Rodrigues e Francisco Brandão. A abertura da exposição acontece na próxima terça-feira, dia 17, às 20h30, e as visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 27 de outubro. A entrada é gratuita.

Cores & Signos

A mostra reúne obras em acrílica sobre tela, com reprodução de palavras cruzadas onde as letras são substituídas por cores. Para descobrir o significado da mensagem, o público terá que realizar a codificação de letras e cores. Uma tabela com o alfabeto e suas respectivas cores será disponibilizada para facilitar a tradução dos significados.

O jogo de cores e o uso do raciocínio lógico foram pensados pelos artistas com o intuito de atrair a atenção e a interação do público. ” Propomos uma cor para cada letra do alfabeto e, posterior a realização das cruzadas com letras, se instaura o processo de colorização do vocabulário, forçando o nosso cérebro a rearranjar a maneira interpretativa convencional para que haja o diálogo pretendido entre obra e público”.

Os artistas

Alice Rodrigues e Francisco Brandão são estudantes do Instituto de Artes e Design da UFJF, desde 2013.  Em 2016, os jovens artistas participaram da coletiva “100 anos Vida e Paixão Emeric Mercier”, e também deram vida a intervenção urbana “Ex votos”(assinada por Francisco), onde 20 mil penas confeccionadas em gesso foram colocadas no Calçadão da Halfeld formando um enorme corredor; a performance chamou a atenção dos juiz-foranos que passaram pelo local. Atualmente trabalham no projeto “Paisagens contemporâneas”, aprovado pela Lei Murilo Mendes.

Galeria de Arte

O espaço nobre, localizado no segundo pavimento do Forum da Cultura, reúne as diversas manifestações artísticas, através de exposições regulares de artistas consagrados e também dos artistas em início de carreira, que buscam espaço para divulgação de suas obras.

Atendendo as exigências do Edital, artistas e coletivos utilizam-se da Galeria para expor seus trabalhos ao público juiz-forano e aos turistas de outros estados e países que, em passagem pela cidade, visitam o casarão histórico do Forum da Cultura.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “A Sinestésica”

Dias: de 17 a 27 de outubro, de segunda a sexta, das 14 às 18h