Fechar menu lateral

Jovens talentos mostram Pedro Nava e Dnar Rocha

As pinturas em guache sobre papel foram inspiradas nas obras de Pedro Nava e Dnar Rocha. (Foto: Assessoria do Colégio Academia)

As pinturas em guache sobre papel foram inspiradas nas obras de Pedro Nava e Dnar Rocha. (Foto: Assessoria do Colégio Academia)

Será inaugurada na próxima terça-feira, dia 03, às 20h30, na Galeria de Arte do Forum da Cultura – UFJF, a mostra “O artista que há em mim”, com trabalhos artísticos de alunos do 7º ano do Colégio Cristo Redentor – Academia de Comércio de Juiz de Fora. As visitações poderão ser feitas até o dia 13 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

Fonte de inspiração

          Tendo como inspiração trechos da obra literária do escritor Pedro Nava e dos traços da pintura expressionista de Dnar Rocha, os estudantes puderam desenvolver suas habilidades e seus talentos nas artes plásticas. A partir da leitura de textos do poeta, orientados pelas professoras Dayse Hudson e Ilda Lima, os jovens artistas produziram, em grupos, pinturas que remetem ao modo de pintar do artista plástico.
          São 43 obras, produzidas em guache sobre papel, que retratam cenas e cenários do cotidiano de Juiz de Fora referenciados nos livros “Baú de Ossos” e “Balão cativo”. As referências que marcaram a obra de Dnar Rochar estão presentes nas pinceladas vibrantes e no uso das cores quentes, na composição estética dos trabalhos.
          A organizadora da exposição, Dayse Hudson, ressalta a importância da proposta que, além de revelar novos talentos, também contribuiu para o aprendizado em grupo. “É absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes na escola. No processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional. A realização do trabalho em grupos propiciou a tolerância, o entendimento e a solidariedade”.

 

Galeria de Arte

          O espaço nobre, localizado no segundo pavimento do Forum da Cultura, reúne as diversas manifestações artísticas, através de exposições regulares de artistas consagrados e também dos artistas em início de carreira, que buscam espaço para divulgação de suas obras.
          Atendendo as exigências do Edital, artistas e coletivos utilizam-se da Galeria para expor seus trabalhos ao público juiz-forano e aos turistas de outros estados e países que, em passagem pela cidade, visitam o casarão histórico do Forum da Cultura.