Fechar menu lateral

“Cantos e penas”, no Museu de Cultura Popular

 

Em destaque, obra feita em cerâmica.

Em destaque, obra feita em cerâmica.

 Para celebrar o início da Primavera, o  Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura/UFJF preparou a mostra “Cantos e penas”, com estatuárias de aves e pássaros que fazem parte da nossa fauna e das ricas lendas da cultura brasileira. A mostra permanece em cartaz até o dia 29 de setembro, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

A mostra

            A exposição reúne 86 obras, compostas em cerâmica, pedra, conchas e madeira, oriundas de diversas cidades como Brasília, Guarapari, Guaratinguetá, São João Del Rei e Taubaté.

            Além de chamar atenção pela beleza estética e pelo canto, as aves são retratadas na mitologia e nas narrativas populares. A coruja é cercada de simbolismos e superstições nas diversas culturas. Associada ao mistério, à sabedoria e ao conhecimento, na mitologia, a ave é a representação da deusa Minerva. No interior do Brasil, o pio da coruja está associado ao mau augúrio e à morte de alguma pessoa. Na mostra, o público poderá conferir uma coleção de miniaturas de corujas, em diversos tamanhos e formatos mostrando detalhes desta ave de hábitos noturnos.

            O pavão é outra ave que encanta pela beleza de suas plumagens e também pela riqueza das lendas em que é representado como símbolo da beleza e da perfeição. Dez estatuárias, em cerâmica pintada, retratam a  imponência e a majestade da ave símbolo do Paraíso.  

            Nas representações de artistas populares, as aves domésticas, como patos, galinhas e pintinhos ganham destaque em miniaturas ou em ornamento de cerâmica  utilitária. Desta categoria temos peças como cofre, açucareiro, botija para cachaça, paliteiro e uma bilha modeladas com enfeites de pássaros. Outra atração são os exemplares de pios, confeccionados em madeira e cerâmica, que imitam o canto das aves.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Cantos e penas”

Data: até o dia 29 de setembro, de segunda a domingo, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850