Mergulhão Teatral do GD apresenta “Viva o boi! Viva a boiada!”

Encerrando o segundo Mergulhão Teatral de 2017, um curso especial para universitários, o Grupo Divulgação programa para o dia 1º de setembro, a apresentação de “Viva o boi! Viva a boiada!”, com texto e direção de José Luiz Ribeiro. Um elenco de 30 atores dá vida à história tendo o boi como protagonista, resgatando a tradição do Bumba meu boi numa perspectiva contemporânea. A apresentação única se dará às 20h30, no Teatro do Forum da Cultura, da UFJF. A entrada é gratuita respeitando a disponibilidade do espaço.

Auto do Boi

Foto: Márcia Falabella

“Viva o boi! Viva a boiada!” exalta a rica cultura brasileira em suas festas e danças, tendo o boi como personagem principal. Boi-bumbá, Bumba meu boi, Boi Calemba, Bumba de Reis, Cavalo Marinho e Boizinho são alguns nomes de folguedos folclóricos celebrados em diversas regiões do Brasil, porém com forte tradição no Norte e no Nordeste do país. Na trama, os personagens que compõem a dança dramática, são apresentados ao público como no teatro grego, com a presença de coro, atores, versos rimados e muita cantoria.

A negra Catirina espera um filho de Mateus, o vaqueiro do Coronel. Um dia, a grávida sente o desejo de comer a língua do boi favorito do patrão; o desejo é atendido com a morte do boi. Quando o Coronel descobre, ele fica furioso e exige a ressurreição do seu boi predileto.  Na montagem, a lenda popular ganha uma pitada de discurso político e religioso, tão presentes no cotidiano dos brasileiros e que serão identificados pelo público.

O deputado e o marqueteiro, em busca de votos e de manter a boa aparência, auxiliam o Capitão na investigação para apurar a morte do Boi Poderoso. Três profissionais da área da saúde também se unem ao grupo para diagnosticar e tentar procedimentos para ressuscitar o animal. Um padre, uma pastora e uma mãe de santo são convocados para o ritual de ressuscitação do boi, porém o encontro ecumênico se transforma em disputa de fé e de poder entre as religiões. A trama ganha o desfecho feliz quando o povo se une e vai a uma fonte abençoada rezar para Nossa Senhora da Guia. Diante das confissões e petições, a santa realiza o milagre trazendo o boi à vida.

Em um sentido figurado, o boi representa o poder, que em tese emana do povo, e a sua morte causada pelo corte da língua simboliza as diversas censuras que lhe são impostas no seu dia a dia. O espetáculo proporciona um mergulho à cultura do nosso país e também traz uma reflexão sobre questões éticas e morais que permeiam a nossa sociedade.

Viva-o-boi_Viva-a-boiada_de-José-Luiz-Ribeiro_Foto-de-Márcia-Falabella_Mergulhão-2°-sem_2017-5   O elenco é composto por Alícia Bretas, Andreza Dias, Bárbara Borges, Conrado Braga, Eric Nunes, Felipe Pacheco, Flávia Brazolino, Gabriela Nacur, Joana Paula, Lucas Mendes, Mariana Leitão, Michele Balieiro, Millena Paiva, Natália Domenico, Natália Oliveira, Rafael Papa, Saulo Andrade, Tainá Varandas, Vanessa Fávero, Wladimir Stefanon e Yusuke Murata. O espetáculo conta ainda com Ada Medeiros, Franklin Ribeiro, Lucas Lima, Marina Metri, Rachel Alexandre, Renan Sousa, Sylvia Lopes e Paula Landim integrantes do Divulgação.

Mergulhão Teatral

Destinado ao público universitário e adulto, o Mergulhão Teatral propicia aos estudantes uma imersão nas artes cênicas. As oficinas desenvolvidas no curso visam a introdução dos alunos nas diversas modalidades da cartografia cênica e a participação nos espetáculos montados pelo Grupo Divulgação (GD). O Mergulhão também é a forma de ingresso de novos integrantes para o núcleo universitário do GD.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de fora/MG

Evento: “Viva o boi! Viva a boiada!”

Dia: Única apresentação, sexta-feira, 1º de setembro de 2017.

Horário: às 20h30

Entrada: Franca (levando em consideração a capacidade do teatro)