Fechar menu lateral

“Artesanato português”, no Forum da Cultura

Encontra-se em cartaz no Museu de Cultura Popular da UFJF a mostra “Artesanato português” reunindo obras em cerâmica que destacam o trabalho de artistas lusitanos.  As visitações podem ser feitas até o dia 28, de segunda a sexta, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

Em destaque a obra Pombal, em cerâmica esmaltada, da ceramista Rosa Ramalho (Foto de Franciane Lúcia)

Em destaque a obra Pombal, da ceramista Rosa Ramalho (Foto Franciane Lúcia)

 

A Mostra

       A cerâmica portuguesa é conhecida mundialmente pelos seus azulejos e peças utilitárias que chamam atenção pela peculiaridade dos detalhes e acabamentos. Essa tradição perdura e coloca o país europeu na rota do turismo, com visitações em monumentos, fábricas e olarias.

       “Artesanato português” exalta as habilidades dos artesãos lusitanos através de uma coleção de cerâmicas representativas do país. Ao todo são 65 peças confeccionadas em cerâmica crua, pintada e esmaltada. Destacam-se peças utilitárias como chocolateira, assador de castanha, jarros, bacias e panelas que chamam a atenção pela coloração metálica obtida pela queima no forno utilizando a lenha verde.

       A exposição ressalta ainda o trabalho de Rosa Ramalho, importante ceramista portuguesa, com as obras Pombal, Oratório e a imagem de Santo Antônio, confeccionadas em cerâmica esmaltada; e, ainda neste material, as estatuetas de homens e mulheres montados em cavalos, assinadas pelo artista JM. Temos também exemplares de tamancos, chancas e socos – calçados rústicos confeccionados em madeira e couro, uma tradição de Portugal.  

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Artesanato português”

Dias: até o dia 28 de julho, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca