Fechar menu lateral

Grupo Divulgação celebra 51 anos com exposição e espetáculos

Comemorando 51 anos de teatro, o Grupo Divulgação exibe na Galeria de Arte do Forum da Cultura-UFJF, a mostra “Grupo Divulgação: rotas e ritos”. A trajetória do GD é contada através de painéis com uma seleção de fotografias das cinco décadas de vivência teatral. A exposição permanece em cartaz até o dia 7 de julho, com visitações de segunda a sexta, das 14 às 18h.

 No dia 7 de julho, data que marca o aniversário do GD, será apresentado, às 20h30, o espetáculo comemorativo “Auroras & Intervenções”, pelo núcleo da Terceira Idade e “Amigos” pelo elenco de Adolescentes. A entrada é gratuita, respeitando a capacidade do teatro.

 

A mostra

O Grupo Divulgação celebra com o público uma história de amor e devoção pelo teatro. São 51 anos de uma trajetória de resistência e de reflexões sobre a realidade social e humana, por meio de clássicos da dramaturgia universal e por uma linguagem própria desenvolvida no cerne do grupo. “Grupo Divulgação: rotas e ritos” reaviva, por meio da fotografia, a lembrança de montagens memoráveis que marcaram gerações.

Em destaque o espetáculo "O doente imaginário" , de Molière, montagem de 2013. Foto Jesualdo Castro

Em destaque, o espetáculo “O doente imaginário” , de Molière, montagem de 2013. Foto Jesualdo Castro

A década de 1960 marca o início dos trabalhos do GD; desse período destacam-se as montagens de espetáculos regionais como “Cancioneiro de Lampião”, de Nertan Macedo, e também textos de dramaturgos consagrados como “Bodas de sangue”, de Garcia Lorca, e “Pequenos burgueses”, Górki.  Durante os anos de chumbo, que instituiu a censura na cultura brasileira, o GD demonstrou resistência ao encenar “Electra”, de Sófocles, e “Diário de um louco”, de Gogol, espetáculo proibido pela censura no dia da estreia e que foi apresentado depois com cortes feitos pelos censores.

 Nos anos 70, o GD se dedica a montagens de autores consagrados como Molière, Pirandello, Goldoni, Jean Genet, Jorge Andrade e Nelson Rodrigues. Em 1972, o grupo estreia “A morta”, de Oswald de Andrade, inaugurando o Teatro do Forum da Cultura. A década também marca o início das apresentações destinadas ao público infantil. Deste período destacam-se “A onça de asas”, de Walmir Ayala, “Estórias de lenços e ventos”, Ilo Krugli e “O circo de bonecos”, de Oscar Von Pfuhl.

Os anos 80 consolidam a trajetória do Grupo Divulgação por montagens memoráveis como “Fausto”, de Göethe; “A casa de Bernarda Alba”, de Garcia Lorca; e “O mercador de Veneza”, de Shakespeare. O período pontua também a busca por uma dramaturgia autoral do grupo, a partir dos textos de José Luiz Ribeiro, como no aclamado espetáculo “Girança”, com primeira versão em 1985, e na montagem infantil “Guairaká”, de 1980.

As questões políticas e a realidade brasileira da década de 90 serviram de mote para as montagens do Grupo Divulgação, assinadas por José Luiz Ribeiro como em “Era sempre 1º de abril”, encenada em 1990, e “O príncipe Rufião”, em 1998.  É desse mesmo período, “A escada de Jacó”, de 1995/1996; sucesso de público e crítica que tinha como pano de fundo os problemas enfrentados pelos idosos, em uma sociedade desumana e materialista.

Na mostra, o público poderá recordar alguns espetáculos encenados nos anos 2000, entre eles “Senhora da Boca do lixo”, de Jorge Andrade; e “A tempestade”, de Shakespeare. Da dramaturgia de José Luiz Ribeiro foram encenados “O círculo de giz de Brecht”; “Erguei as mãos” e “O menino dos caracóis”.

Além de diversão e humor como em “O doente imaginário”, de Molière, o teatro traz reflexões profundas sobre questões da humanidade; foi assim em “Ossos do ofício”, “Cuidados de amor” e “A comédia da falha trágica”. O clássico “Romeu e Julieta”, de Shakespeare e a montagem infantil “Anjos e desarranjos” celebraram os 50 anos de trajetória do GD comemorados em 2016. 

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Mostra: até dia 7 de julho, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Espetáculos: “Auroras & Intervenções” e “Amigos”, dia 7 de julho, às 20h30, entrada gratuita, respeitando a capacidade do teatro.

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca