Fechar menu lateral

Exposição sobre Santo Antônio, em cartaz no Forum da Cultura

Durante o mês de junho, homenageando o padroeiro de Juiz de Fora, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura /UFJF, exibe a mostra “Santo Antônio”. As visitações podem ser feitas até o dia 30 de junho, de segunda a domingo, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

A mostra

            Conhecido popularmente como o santo casamenteiro, Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho.

O destaque da mostra é uma escultura de Santo Antônio do início século XIX. A obra em madeira é oriunda de Ouro Preto (MG). Foto: Messias Matheus

O destaque da mostra é uma escultura do início século XIX. A obra em madeira é oriunda de Ouro Preto (MG). Foto: Messias Matheus

Reverenciado, principalmente, pelas moças que sonham em se casar e pelos fiéis que buscam harmonia no matrimônio, o santo é um dos mais queridos e conhecidos entre os cristãos. Além das rezas e devocionais, existe uma variedade de simpatias feitas geralmente na noite que antecede o dia do santo, com o intuito de arrumar um bom marido e ter sorte no amor.

            A mostra conta com várias representações de Santo Antônio em diversos materiais como cerâmica e madeira. Destaca-se uma imagem em madeira policromada do início do século XIX, oriunda da cidade de Ouro Preto-MG. O resplendor repousado sobre as cabeças do santo e do Menino Jesus ao colo, e a cruz em sua mão direita, produzidos em metal, carregam simbolismos da fé cristã. O público poderá conferir ainda obras oriundas de Aparecida do Norte, São Paulo, Juazeiro do Norte, Ceará e de Pádua, Itália. 

            Outro ponto da exposição destaca os festejos de junho tão tradicionais e comemorados em todo o Brasil. Uma maquete produzida por acadêmicos participantes do projeto Criação Cenográfica retrata os diversos elementos contidos em uma Festa Junina, como barraquinhas, roupas típicas e Quadrilha. Duas peças em cerâmica pintada, oriundas das cidades de Guaratinguetá e Taubaté, mostram o Casamento na Roça, festejo caipira celebrado nos arraiais do interior do país.

 

O Santo

           

Detalhe da exposição "Santo Antônio", em cartaz no Museu de Cultura Popular. Foto: Franciane Lúcia

Detalhe da exposição “Santo Antônio”, em cartaz no Museu de Cultura Popular. Foto: Franciane Lúcia

Fernando Antônio de Bulhões nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto de 1195. De família nobre, aos 15 anos entrou para um convento da ordem agostiniana e aos 20 ingressou na Ordem dos Franciscanos. Sua formação junto aos frades agostinianos, o fez receber a ordenação sacerdotal. Como padre, ele começou a ter mais contato com a Sagrada Escritura e sua facilidade em decorar texto o fez um grande pregador da palavra de Deus, então, passou a ser considerado o primeiro grande professor de teologia da história. Sua posição na igreja o fez lutar contra os hereges, inclusive os adultérios e casais em crises no casamento.

            Não se sabe ao certo como começou sua fama de casamenteiro, contam-se muitas versões, mas a mais provável está associada à história de uma senhora, que cansada de passar fome, decide prostituir a própria filha. A garota não aceita a vontade da mãe e reza muito para Santo Antônio ajudá-la. Em uma de suas orações, agarrada à imagem do Santo, ela orou tanto que repentinamente um bilhete caiu em suas mãos. No papel, endereçado a um comerciante, estava escrito: “Senhor, por favor, dar a essa moça o equivalente ao peso desse bilhete em moedas de prata. Assinado: Antônio.” A garota correu até o estabelecimento e entregou o bilhete ao comerciante, que desacreditando resolveu ceder ao pedido da jovem e colocou o bilhete de um lado da balança e uma moeda de prata do outro. Para a sua surpresa, o bilhete pesou mais. O comerciante só conseguiu equilibrar a balança ao colocar 400 moedas de prata ali e foi então que o episódio tornou-se muito conhecido. A partir de então, a jovem começou a receber muitos pedidos de casamento, inclusive de bons rapazes, o que não tardou a desfrutar de um casamento feliz e duradouro. Desde então, muitas moças começaram a rezar para o santo toda vez que o assunto era casamento.

            Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Em 30 de maio, ocorre a canonização de Santo Antônio na catedral de Spoleto, pelo papa Gregório IX e ano de 1263 em solene exumação dos restos mortais de Santo Antônio, é descoberta sua língua intacta.

 

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Santo Antônio”

Dias: até o dia 30 de junho, de segunda a domingo, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca