Fechar menu lateral

Consagrado pintor expõe “Colheitas”, no Forum da Cultura

Segue em cartaz, na Galeria de Arte do Forum da Cultura-UFJF, a mostra “Colheitas”, do artista plástico carioca Vagner Aniceto. A série de pinturas retrata paisagens bucólicas de trabalhadores do campo na colheita de frutas e flores. A exposição permanece em cartaz até o dia 16, e as visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

Tempo de Colheita

A interação do ser humano com a natureza serviu de inspiração para o artista criar a série de pinturas em acrílico que compõem a mostra. O interesse pela temática começou na década de 1980, quando o criador visitou uma fazenda açucareira localizada no interior de São Paulo e presenciou a colheita da cana de açúcar. Posteriormente, o artista visitou outras fazendas brasileiras e fotografou outros tipos de colheitas. De posse dessas vivências, Aniceto transportou para as telas suas impressões sobre o universo rural.

Com pinceladas sutis e um espectro de cores vibrantes e tons suaves, o consagrado pintor, radicado em São Paulo desde o final da década de 1970, retrata, com beleza e poesia, trabalhadores durante a colheita de frutas, grãos e flores. A mostra já percorreu galerias de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, e participou nas bienais de Florença e Roma. O conjunto se reveste numa riqueza de detalhes que se mostra para o deleite do visitante.

 

O artista

Natural da cidade do Rio de Janeiro reside em São Paulo, desde 1978. Desenvolve uma linha de

Vagner Aniceto pintando a obra "Colheita de café". Foto Divulgação

Vagner Aniceto pintando a obra “Colheita de café”. Foto Divulgação

trabalho contemporânea, onde mistura o figurativo ao moderno, buscando suas inspirações nos temas do cotidiano.  Desde que iniciou sua carreira artística em caráter profissional em 1979, Vagner Aniceto já realizou 35 exposições individuais e participou de mais de 60 coletivas, além de diversos salões de arte no Brasil e no Exterior, recebendo como prêmios 12 medalhas de ouro, 6 de prata e 5 de bronze,  além de 4 troféus e 9 menções honrosas.

Foi organizador e membro de júri em salões de arte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Suas obras estão em diversos acervos oficiais e particulares no Brasil e no Exterior. Em parceria com curadores e organizadores de eventos artísticos, incentivou o intercâmbio entre artistas brasileiros e estrangeiros, que apresentaram suas obras em importantes espaços culturais e galerias de arte na França, nos E.E.U.U. e na Itália, bem como entre o eixo Curitiba – São Paulo – Rio de Janeiro, no Brasil.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Colheitas”

Dias: de 6 a 16 de junho, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca