Fechar menu lateral

Professor da UFJF inaugura mostra no Forum da Cultura

A Galeria de Arte do Forum da Cultura/UFJF recebe na terça-feira, dia 23 de maio, às 20h30, a exposição “Utopia da Paisagem”, do artista plástico Renato Amorim. A mostra conta com 12 telas inéditas que constituem um conjunto de variações acerca da paisagem mineira. As visitações poderão ser feitas de segunda a domingo, das 14 às 18h, até o dia 02 de junho. A entrada é gratuita.

 

O verde de Minas

Obras de Ricardo Amorim destacam cenários de Minas Gerais

Obras de Ricardo Amorim destacam cenários de Minas Gerais

 

Entre o final de 2015 e o início de 2016, presenciamos um dos maiores crimes ambientais do país: o rompimento da barragem na cidade de Mariana. No envolvimento com as manifestações de repúdio a esse desastre, nasceu o projeto de retratar a paisagem mineira em uma série de pinturas. 

Em “Utopia da Paisagem”, o público poderá conferir trabalhos em óleo sobre tela em que se destacam paisagens pitorescas das Minas Gerais. Nas misturas de cores e tons, o artista permeia pelo ouro verde das cidades interioranas e retrata nas telas suas tipografias singulares.

De acordo com Renato Amorim, a cor apresenta-se identificada à superfície da tela, aliando a uma poética da terra, característica de uma plástica pictórica moderna. “Em contrapartida e salvaguardando a memória da paisagem mineira, mergulhamos num amálgama de uma identidade plural, a presença da terra mineira poética de inúmeros artistas e escritores, da inconfidência à modernidade. Paisagem de uma memória coletiva, mas ameaçada pela ambição e o privilégio de poucos”, ressalta o artista.

 

O artista

 

Renato Amorim é professor do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem experiência na área das artes, com ênfase em desenho e pintura, atuando principalmente com desenho, pintura, ilustração e História da Arte.  Possui graduação em Pintura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mestrado em Artes Visuais na linha de pesquisa História e Crítica da Arte pelo programa de pós-graduação em Artes Visuais da mesma instituição. Foi professor na UFRRJ e na Escola de Belas Artes da UFRJ. Atua profissionalmente realizando exposições como “Artistas Brasileiros 2016”, em Brasília, e “Gravura e Desenhos”, na Galeria IBEU – Copacabana. Também atua no campo da ilustração, produzindo imagens para capas e encartes de CD’s.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Utopia da Paisagem”

Dias: de 23 de maio a 02 de junho, de segunda a domingo, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca