Fechar menu lateral

No mês de maio, Forum da Cultura expõe oratórios

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF exibe, neste mês de maio, a mostra“Oratórios”. O público poderá visitar o espaço até o dia 09 de junho, de segunda a domingo, das 14 às 18h30. A entrada é gratuita. O Forum da Cultura está situado na Rua Santo Antônio, 1112, no Centro.

 

A mostra

 

Imagem de Santa Rita de Cássia em dobradura de papel

Imagem de Santa Rita de Cássia em dobradura de papel

No conjunto de “Oratórios”, é possível permear o universo da fé por meio de 33 peças com uma diversidade de técnicas e materiais diferentes, algumas com referências góticas e coloniais. Dentre as obras, destaca-se o “Oratório Bala”, muito usado pelos viajantes, que o colocavam com facilidade amarrados à mula, devido o seu formato cilíndrico. Nas paradas de descanso aproveitavam para fazer suas orações.

            Dentro dos oratórios, a exposição traz imagens de diversos santos como São Francisco de Paula, do artista Ciríaco, e uma imagem espanhola da “Virgen del Rocío”. As obras sacras, de acervo particular e do museu, são assinadas por artistas de diversas regiões brasileiras como Fortaleza, S. Gonçalo, Juazeiro do Norte e Conservatória. A exposição ainda conta com uma imagem de Santa Rita feita em dobradura de papel, assinada pelo artista Dário José da Silva.

Imagem espanhola da Virgen del Rocío

Imagem espanhola da Virgen del Rocío

            O oratório

            Antigamente, os oratórios ocupavam um lugar sagrado nas casas, que posteriormente pertenceu ao rádio, substituído pela TV. Ainda é comum passear pela casa dos avós e encontrar um altar enfeitado com um oratório e um santo dentro. Um espaço dedicado à devoção particular, que se tornou costume no Brasil desde o período colonial. O lugar, que era dedicado aos reis se tornou preferências às imagens cristãs, na medida em que o culto aos santos ficou mais comum entre as famílias.

 

             Museu de Cultura Popular

            Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Oratórios”

Dias: até o dia 03 de março, de segunda a domingo, das 14 às 18h30

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca                    

Site: www.ufjf.br/forumdacultura