Artistas promovem exposição coletiva no Forum da Cultura

A partir do dia 09 de maio, a Galeria de Arte do Forum da Cultura/UFJF recebe a mostra coletiva “Prova dos Nove”, que reúne obras em várias técnicas, assinadas por nove artistas. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 19 de maio. A entrada é gratuita.

Obra de Marcelo Neves

Na matemática, tirar a prova dos nove é comprovar de forma exata o resultado de uma conta por meio de adições e subtrações. Se voltarmos o olhar dessa técnica para o universo artístico, como seria tirar a prova dos nove da arte? A resposta a gente descobre conferindo a mostra “Prova dos Nove”, que reúne a subjetividade dos 9 artistas somando e subtraindo experiências e elementos de uma longa trajetória artística.

A mostra nos presenteia com a diversidade artística que a compõem. Seja nas diversas técnicas, formações, influências ou referências que o grupo propõe.  Diante de tantos estilos, o expressionismo modernista figurativo é o cordão que une as pérolas. De acordo com o artista Ramón Brandão, uma dos expositores, esse movimento remonta tanto a pintura solar, as pinceladas rápidas e os tons tropicais, quanto o rigor formal dos tons velados e temas sombrios, sem abrir mão do experimentalismo técnico e estético e das rupturas nos modelos que lhe servem de inspiração e ao próprio processo de criação.

Os artistas

Obra de Ramon Brandão

Obra de Ramón Brandão

Marcelo Neves, artista veterano, se define como neoexpressionista inaugurando uma nova fase ao experimentar o realismo junto ao expressionismo buscando assim outras leituras ao seu trabalho.

Dadá Magalhães nos traz uma obra onde o estilo denominado “clássico” se faz presente nos modelos tradicionais da pintura, entre o expressionismo e o impressionismo, com singela elegância.

A obra de Rachel Gouvêa nos traz as cores e formas orgânicas, onde o figurativo, hora se dilui, hora se impõe, procurando representar a permanente transformação e inconstância do universo, com forte presença dos quatro elementos da natureza.

Regyna Peyroton traz uma pintura cheia de dramaticidade em fortes contrastes de claro e escuro, exprimindo a dualidade da natureza humana. Ela afirma que “a espiritualidade está presente nas suas pinturas”.

Já Leonardo Paiva traz um traço expressivo, com pinceladas rápidas e precisas. No conjunto, sua composição se mostra forte, com uma rica diversidade de cores e intensa luminosidade, aflorando sua confessa influência do pintor juiz-forano Dnar Rocha.

Obra de Leonardo Paiva

As obras de Napoleão Ferreira estão ligadas à criação de novas possibilidades para materiais inusitados, que normalmente seriam esquecidos, como fragmentos de espelhos e telas de arame em assemblages junto à uma palheta de cores fortes e vibrantes. “Através do poder da arte, materiais díspares transformam-se poeticamente”.

Numa trilha paralela, segue Tarsila Palmieri, que se define como autodidata, cujas obras são “livres expressões da alma”. Sua grande influência advém de trabalhos manuais tradicionais e assim, com arame galvanizado e objetos diversos, cria formas rendadas e/ou bordadas. “Um paradoxo entre a delicadeza e a rigidez”.

Ramón Brandão se define como adepto da escola de pintura realista norteamericana e fã do pintor Edward Hopper, trazendo imagens de desmanches de automóveis que afirma ser: “o domínio do silêncio e do desejo de viajar no sentido inverso da morte, onde nada ainda foi consumado e depois do qual tudo estará perdido”.

Márcia Marques não se vê enquadrada em algum estilo particular e diz: “sempre me encantei pelos impressionistas, pós impressionistas”, sendo possível enxergar traços dessas escolas nas suas pinturas, à vezes etéreas e fluídas e outras com traços mais precisos, onde se destacam os anjos denotando sua predileção pelo místico e o espiritual.

A Galeria de Arte

Localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Prova dos Nove”

Dias: de 09 a 19 de maio, de segunda a sexta, das 14 às 18h