Fechar menu lateral

Grupo Divulgação estreia espetáculo infantojuvenil

            Diz a lenda que se a gente não cantar “Capelinha de Melão” para São João, ele dorme e esquece de pastorear as nuvens, que se juntariam e formariam um grande dilúvio, mas seria isso apenas uma lenda? Assim é a história de “Sinos de São João”. Com texto e música de José Luiz Ribeiro, arranjos de Dionísio Giovanini e coreografia de Wallace Oliveira, o novo espetáculo infantojuvenil do Grupo Divulgação, estreia dia 28 de abril e segue em temporada até dia 02 de julho, com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16h45. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.             

  Aventura badalada

O povo de Viva Bela canta para o santo padroeiro

O povo de Viva Bela canta para o santo padroeiro

            Vivabela é uma cidade que teve a palavra SINO retirada do dicionário logo após todos os sinos serem derretidos para virar canhões de guerra. Por isso, nenhum morador sabe o que é um sino. Os melódicos sons das baladas deram lugar aos ensurdecedores tiros de canhão. Tudo muda quando a curiosidade do menino João o faz querer cantar bem alto para acordar São João e salvar o mundo de um grande dilúvio.

                Ninguém da cidade acredita no menino, nem mesmo sua própria mãe que insiste em dizer que toda essa história é apenas uma lenda.  O que ninguém imagina é que o próprio São João daria uma missão ao garoto: Encontrar o último sininho sobrevivente do País dos Sinos, governado pelo Rei João, o Mandão.

Zeca e o pequeno João

Zeca e seu amigo João, o garoto curioso

           

              Ao pedirem ajuda ao Maestro Sinfrônio e aos músicos da banda, João e seu amigo Zeca, acabam encontrando um livro mágico que os transportam para o País dos Sinos. Chegando lá, o garoto descobre por que não existem mais sinos em sua cidade.

             O espetáculo é, antes de tudo, um incentivo à busca da paz em tempos de guerra. Metaforicamente a criança entra em um mundo mágico e através do teatro aprende a valorizar a cultura popular. Com muita música e movimentação, “Sinos de São João” busca atingir a criança com a magia do espetáculo.

 

Sinos-de-São-João-de-José-Luiz-Ribeiro_Foto-Márcia-Falabella_4

Arauto e Rei João, O Mandão

          

        No elenco, Márcia Falabella interpreta a mãe do menino João, vivido por Renan Souza.  Ricardo Barros faz o papel de São João e Rei João, o Mandão. Marcus Saramela dá a vida ao Maestro Sinfrônio e os músicos da banda são vividos por Dowglas Mota, Franklin Ribeiro e Victor Dousseau, que também interpretam os sinos: Sinim, Sinem e Sinão. O elenco ainda conta com os atores Ada Medeiros, Carolinne Ferreira, Felipe Rocha, Igor Santos, Juliana Satlher, Marina Lopes, Marina Metri, Paula Landim e Rachel Alexandre. Na sonoplastia, Aline Rodrigues e Luiz Eduardo Mendes, e na iluminotécnica, José Luiz Ribeiro.

 

 

Teatro Infantil

Sinos-de-São-João-de-José-Luiz-Ribeiro_Foto-Márcia-Falabella_5

Sinim, Sinem e Sinão são os últimos sinos do País dos Sinos

      O Grupo Divulgação (GD), em seus 51 anos de trajetória, encenou clássicos da dramaturgia universal e também interpretou textos de importantes dramaturgos brasileiros. Além do público adulto, o grupo se dedicou e ainda dedica às montagens destinadas ao público infantil. Desde 1973, quando foi criado o Departamento de Teatro Infantil, o GD apresenta espetáculos que interagem com o universo das crianças, através dos cenários, dos figurinos e das músicas, como também pela mensagem transmitida nas apresentações.

       Já são mais de 40 anos de dedicação aos espetáculos infantis! Nesta caminhada, o GD interpretou textos de importantes autores como Maria Clara Machado e Walmir Ayala, e, também buscou uma dramaturgia própria que dialogasse com o universo infantil e a realidade social, através das dezenas de textos assinados pelo dramaturgo e diretor José Luiz Ribeiro. Com esse trabalho, ao longo dos anos, o GD forma gerações de público, e o ciclo se completa: as crianças se tornam adultas e trazem seus filhos para o teatro. 

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG

Evento: “Sinos de São João”

Dias: de 28 de abril a 02 de julho, aos sábados e domingos, às 16h45

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)