Fechar menu lateral

Mergulhão Teatral do GD apresenta “Tropicália ou Tropicanalha”

            Encerrando mais um Mergulhão Teatral, um curso especial para universitários, o Grupo Divulgação programa para o dia 31 de março, a apresentação de “Tropicália ou Tropicanalha” espetáculo que tem como temática a explosão do Movimento da Poesia Marginal, da música, do teatro e das artes plásticas, em meados dos anos 60.

            Um elenco de 24 atores e uma equipe de 16 integrantes do GD trabalham para a expressividade da montagem que deu oportunidade de celebrar os 50 anos do Movimento Tropicalista. A apresentação única se dará às 20h30, no Teatro do Forum da Cultura, da UFJF.  A entrada é gratuita respeitando a disponibilidade do espaço.

 

Tropicália

            Nascido nos Festivais da Record durante os anos de chumbo, o Tropicalismo renovou o panorama artístico brasileiro. Resgatando o Movimento Antropofágico de Oswald de Andrade, o país mergulhou em um universoWEB_Tropicália-ou-Tropicanalha_Grupo-Divulgação-1_Foto-Franciane-Lúcia mágico que permitiu uma resposta artística à censura que se instalaria com violência a partir do dia
 13 de dezembro de 1968, com a instalação do AI-5.

            O celeiro de artistas que até hoje fulguram no cenário nacional teve nesses festivais a revelação de seus nomes. Chico Buarque de Holanda com “A banda”, Gilberto Gil com “Domingo no parque”, Geraldo Vandré, com “Disparada”, Caetano Veloso com “Sem lenço nem documento”, deram a oportunidade a intérpretes como Elis Regina, MPB4, Nara Leão, Marília Medalha e Jair Rodrigues, dentre muitos outros, de demonstrar seu talento em rede nacional.

            O roteiro criado por José Luiz Ribeiro une realidade e ficção através da paródia que, no melhor caminho do teatro de revista, tem no personagem Brasilino – uma fusão de Brasil e menino – o narrador em presença que traça o rumo da cultura inaugural brasileira e seu resgate no Tropicalismo.

            Os modernistas Oswald de Andrade e Mário de Andrade, e a geração do mimeógrafo Cacaso, Tom Zé, Chacal, Ana Cristina César e Torquato Neto formam vertentes de um caudaloso rio impregnado de poesia, ironia e paródia; matéria de resistência a duros tempos da ditadura.

 

O elenco

WEB_Tropicália-ou-Tropicanalha_Grupo-Divulgação-2_Foto-Franciane-Lúcia            O elenco de “Tropicália ou Tropicanalha” é composto por Ada Medeiros, Alexandre Pereira, Andressa Brito, Beatriz Dias, Beatriz Gomes, Camila de Sá, Carlos de Azevedo, Carolinne Ferreira, Felipe Rocha, Gabriela Rodrigues, Giovanna Mozzato, Jair Luiz Gomes, João Afonso Portella, João Vitor Assis, Lucas Barbosa, Luiz Eduardo Mendes, Luíza Helena Rabelo, Marina Lima, Marina Menezes, Paola Lima França, Rachel de Castro, Rodrigo Ribeiro, Ruth Flores e Victor Tambasco. A direção é de José Luiz Ribeiro, a preparação vocal foi feita por Márcia Falabella, e Wall Oliveira assina a coreografia. Na sonoplastia, Marcos Saramela, e na iluminação, Victor Dousseau. A produção conta com o apoio do elenco do Grupo Divulgação.

 

 

 Mergulhão Teatral

            Destinado ao público universitário e adulto, o Mergulhão Teatral propicia aos estudantes uma imersão nas artes cênicas. As oficinas desenvolvidas no curso visam a introdução dos alunos nas diversas modalidades da cartografia cênica e a participação nos espetáculos montados pelo Grupo Divulgação (GD). O Mergulhão também é a forma de ingresso de novos integrantes para o núcleo universitário do GD.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112

Evento: “Tropicália ou Tropicanalha”

Dia: Única apresentação, sexta-feira, 31 de março de 2017.

Horário: às 20h30

Entrada: Franca (levando em consideração a capacidade do teatro)

Telefone: (32) 3215-3850