Fechar menu lateral

Mostra comemora 45 anos da Banda Daki

Isabelita dos Patins e o general da Banda Daki, Zé Kodak (Foto Acervo Zé Kodak)

Isabelita dos Patins e o general da Banda Daki, Zé Kodak (Foto Acervo Zé Kodak)

Zé Kodak, o General da Banda Daki, recebe foliões, amigos e convidados para a abertura da mostra “Banda Daki: 45 anos de fantasia”, na próxima terça-feira, dia 7, às 20h30, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura/UFJF. A noite será animada pela tradicional banda, com direito a marchinhas, confetes e serpentinas.

A exposição reúne fotografias, bandeiras e fantasias que fazem parte do acervo do grupo carnavalesco. O artista Gerson Guedes homenageia a banda com um trabalho plástico que figurará na mostra. As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 03 de março. A entrada é gratuita.

 

Tradição do Carnaval de JF

Homenageada pela quinta vez com exposição no Forum da Cultura, a Banda Daki, no decorrer dos anos, conquistou o respeito do folião juiz-forano e se tornou um dos mais importantes blocos carnavalescos da cidade, arrastando milhares de foliões no desfile que acontece, tradicionalmente, no sábado de Carnaval.

Na mostra “Banda Daki: 45 anos de fantasia”, o público poderá conferir uma seleção de fotografias pinçadas de um acervo de 15 mil registros, mostrando as estripulias e o bom humor dos foliões que seguem a banda fantasiados de personagens caricatos como homem vestido de mulher, políticos, heróis e heroínas do cinema e das histórias em quadrinhos, entre outros. Parte da coleção de Zé Kodak será mostrada ao público como fantasias, chapéus, camisas e adereços. Uma visita poderá acordar memórias destes 45 anos de alegria para a população juiz-forana.

 

História da banda

Desfile da Banda Daki, na década de 1970. (Foto Acervo de Zé Kodak)

Desfile da Banda Daki, na década de 1970. (Foto Acervo de Zé Kodak)

A Banda Daki, que nasceu em 1972, no Largo do São Roque, por iniciativa de uma turma de amigos, teve como inspiração a Banda de Ipanema. Com o passar dos anos, a atração passou a reunir foliões vindos de toda cidade e se tornou referência na região. Em 2004, a Banda Daki foi tombada como Patrimônio Cultural do município e faz parte do calendário oficial do Carnaval de Juiz de Fora.    

 

A Galeria de Arte

Localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, a Galeria de Arte abriga exposições das diversas expressões artísticas e culturais. Nesse espaço, artistas iniciantes e renomados apresentam suas criações a um público diversificado composto por escolas, grupos e comunidades, estudantes universitários, idosos e turistas brasileiros e estrangeiros.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Banda Daki: 45 anos de fantasia”

Dias: até o dia 03 de março, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850 

Entrada: Franca