Fechar menu lateral

José Luiz Ribeiro inaugura “Solstício”, no Forum da Cultura

Na próxima terça-feira, dia 22, às 20h30, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, o professor, dramaturgo e cenógrafo José Luiz Ribeiro inaugura a mostra “Solstício”. A exposição individual apresenta obras em acrílica sobre tela, tendo o sol como principal inspiração para as pinturas. As visitações poderão ser feitas de segunda a domingo, das 14 às 20h, até o dia 04 de dezembro. A entrada é gratuita.

 

A exposição

Solstício 2

A exposição individual apresenta obras em acrílica sobre tela, tendo o sol como principal inspiração para as pinturas.

Com vasta experiência na dramaturgia e na criação cenográfica de espetáculos, José Luiz Ribeiro revela sua veia artística também nas artes plásticas. Nos mais de 50 anos de experiência nos diversos ofícios que envolvem a produção cênica, criou e desenvolveu cenários, adereços e compôs desenho de iluminação para os espetáculos do Grupo Divulgação. A estreita relação com as artes plásticas também se consolidou pela experiência de José Luiz como curador das exposições na Galeria de Arte e no Museu de Cultura Popular, ambos sediados no Forum da Cultura da UFJF.

 

José Luiz Ribeiro afirma que as artes plásticas sempre estiveram presentes na sua vida. “Sou frequentador de galerias e também fui professor de Educação Artística, no antigo Colégio Magister; desde então, não me desvencilhei dessa área. O teatro também me fomentou uma forma visual do que eu tinha que organizar um quadro vivo com atores, luzes, cores, formas e movimentos.”

 

A série “Solstício” é composta por 7 obras, em acrílico sobre tela, e trazem o sol como protagonista atraindo o olhar para a sua presença majestosa. Utilizando linhas, traços e formas geométricas, o artista explora as cores e as proporções, resultando em pinturas que chamam a atenção pela harmonia e pela métrica. Das pinceladas expressivas, que predominam nuances de amarelo e azul, surgem flores, pássaros e símbolos da mitologia grega como o dragão, o cavalo e o boi.

 

A inspiração inicial para a criação das obras está em um trecho do texto clássico “Antígona”, de Sófocles, em que um coro exalta elementos da natureza e personagens da mitologia grega. O conceito sobre solstício, fenômeno da natureza que controla a incidência dos raios solares na terra, também complementou o processo criativo. “Em 2015, pintei um quadro para a minha filha; a partir dessa criação me empolguei e criei a série de trabalhos que compõem essa exposição. Regresso ao campo das artes plásticas, mas em um sentido lúdico, não acredito que eu vá continuar pintando, pois o teatro é um parceiro muito ciumento que me exige muito trabalho”, conclui José Luiz.

 

Galeria de Arte

A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

 

Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Mostra: “Solstício”

Dias: até o dia 04 de dezembro, de segunda a domingo, das 14 às 20h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca