Fechar menu lateral

Márcia Falabella lança livro comemorando 30 anos de teatro

Para celebrar seus trinta anos de carreira no teatro, a professora e atriz Márcia Falabella lança no dia 11, às 19h30, no Forum da Cultura da UFJF, o seu livro “Breviário de Cena”. Resultado de dois anos de pesquisa e escrita, a obra apresenta reflexões baseadas em frases-epígrafes de atrizes que inspiraram sua trajetória nas artes cênicas.

 

O livro

 

Em “Breviário de cena” Márcia Falabella compartilha com os leitores experiências e memórias vivenciadas em sua Capa 11,5x21,5.inddcarreira como atriz. No livro, composto por 30 ensaios, a atriz tece reflexões e posicionamentos que dialogam com frases ditas por renomadas atrizes brasileiras e estrangeiras. “Eu sempre tenho no meu camarim algumas frases de atrizes que gosto. Dessas frases, veio a ideia de escrever um livro sobre teatro. Inicialmente, eu tinha umas 12 dessas epígrafes selecionadas. Como estou fazendo 30 anos de teatro, acabei selecionando 30 frases para celebrar esse momento.”          Através de sua narrativa, a autora homenageia a diversas gerações de atrizes como Irene Ravache, Fernanda Montenegro, Nathália Timberg, Bibi Ferreira, Laura Cardoso, Arlete Salles, Dulcina de Moraes, Cacilda Becker, Cleyde Yáconis, Lilian Lemmertz, Lilia Cabral, Marieta Severo, Dina Sfat, Yara Amaral e Maria Bethânia, que se inclui pela grande intérprete que é.

 

Escrito e diagramado em formato de breviário, que são os tradicionais livros de devoção religiosa, “Breviário de Cena” reúne textos inspirados na paixão e nos desafios que envolvem o oficio do ator. “É um Breviário, porque para mim o teatro é sagrado. Então, esse livro é quase um devocionário, um livro de orações. Como são trinta ensaios, poderíamos dizer que é uma oração para cada dia do mês”, conclui a autora.

 

O livro, publicado pela Editora Motirô, com projeto gráfico assinado pelo design gráfico Douglas Zimmermann, é o terceiro escrito por Márcia Falabella, que também é autora das obras “Grupo Divulgação: o teatro como devoção” e “Théâtre du Soleil e Grupo Divulgação – A aventura teatral possível”, em edição bilíngue (português/francês). Colaborou na edição de “José Luiz Ribeiro: 50 anos de teatro”. Dentro da dramaturgia, assinou o texto já encenado para o público infanto-juvenil “O Reino de Lóbio”.

 

A autora

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atriz do Grupo Divulgação desde 1986, Márcia Falabella tem uma longa experiência no campo das artes cênicas. Responsável pelas disciplinas de Comunicação e Expressão Oral e de Comunicação Social, atuou ainda no curso de especialização Comunicação e Arte do Ator, do qual foi também coordenadora.

 

Ao longo de seus trinta anos de teatro, Márcia Falabella buscou sempre conciliar teoria e prática, se aventurando nos palcos, participando de oficinas com expoentes das artes cênicas, como o francês Jean-François Dusigne, os argentinos Juan Carlos Corazza e Roman Podolski, e a italiana Roberta Carreri, e desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados para o teatro em seu mestrado, doutorado e pós-doutorado.

 

Atuou em mais de setenta espetáculos do Grupo Divulgação, sem contar sua participação direta nas produções dos cursos e dos núcleos de Adolescentes e Terceira Idade. Foi premiada por suas atuações como a personagem Sara em “A escada de Jacó”, no Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto, e na pele de Eulália, em “Botanágua”, conquistando o Destaque das Artes Cênicas da SINPARC, Belo Horizonte. Tem trabalhos no cinema como atriz e em direção de atores.