Fechar menu lateral

“A Mulher e o tempo”, no Forum da Cultura

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, preparou para esse mês, a exposição “A mulher e o tempo”, com peças que retratam o trabalho das mulheres em diversos ofícios e profissões. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 30 de setembro. A entrada é franca.

 

Parto indígena_Cerâmica policromada_Ilha de Marajó (PA)_Foto Franciane Lúcia

Parto indígena, Cerâmica policromada oriunda da Ilha de Marajó.

A mostra

Na mostra “A mulher e o tempo”, o público poderá conferir peças do artesanato brasileiro, que valoriza o trabalho das mulheres no seu dia a dia. São 44 peças em cerâmica policromada, madeira e papier mâché, oriundas de diversas regiões do Brasil. Do interior de São Paulo, das cidades de Roseira Velha, Taubaté e Guaratinguetá, temos a série de cerâmicas policromadas que tem como representação a mulher do campo executando serviços rurais, como carregar lenha, cuidar dos animais e cozinhar utilizando o fogão à lenha.

 

As artesãs de Turmalina, situada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, fazem da argila matéria prima para suas obras. De mãos habilidosas, surgem, do barro, estatuárias e utensílios domésticos carregados de simbolismos regionais. Representando esse ofício, estão expostos trabalhos assinados pelas artesãs Anísia e Maria Tereza; as peças retratam mulheres cuidando de seus filhos, carregando lenha e rezando, além das bilhas antropomorfas moldadas no formato do corpo feminino.

 

Destacam-se também trabalhos de artesãs de Juiz de Fora. Confeccionado em argila e madeira, “A ordenha”, trabalho assinado por Josefina Tristão Magalhães, compõe um cenário bucólico, em que uma mulher extrai o leite da vaca, trabalho ainda hoje realizado pelas mulheres camponesas em sítios e fazendas, do interior. Utilizando papier mâché, a artista Valéria Rosa criou estatuárias que homenageiam duas mulheres da cidade: Dona Maria, crocheteira que ficava no Calçadão da Halfeld e Dona Marinete, a vendedora de buchinhas para cabelo.

 

Da tradicional cerâmica nordestina, temos obras que ressaltam outras profissões e ofícios desempenhados pelas mulheres como rendeira de bilro, dentista, cozinheira e secretária. A mostra traz a reflexão, por meio das obras dos artistas populares, de como o trabalho feminino é importante para a organização da sociedade, e como as funções e ofícios desempenhados por elas, mudaram no decorrer dos anos. 

 

Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos.

 

Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. Destaque especial à cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “A mulher e o tempo”

Dias: até dia 30 de setembro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca