Fechar menu lateral

Museu de Cultura Popular celebra o Folclore Brasileiro

 

Folclore Brasileiro_MCP_Foto Franciane Lúcia 5Para comemorar o mês do Folclore, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, preparou a exposição “Folclore brasileiro”. A mostra reúne peças em cerâmica e serigrafias sobre algumas danças folclóricas brasileiras. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 02 de setembro. A entrada é franca.

 

A mostra

O mês de agosto marca as comemorações do Folclore Nacional, que tem o dia 22, como data oficial da celebração. Destaca-se uma rica herança cultural, fruto da miscigenação e da formação do povo brasileiro, que está presente no nosso dia a dia, através das danças, das lendas, das parlendas, das comidas e dos rituais.

A mostra “Folclore brasileiro” revisita o imaginário da nossa cultura, através das danças dramáticas representadas em obras do artesanato popular. O público poderá conferir estatuárias de danças e folguedos folclóricos como Dança do pau de fita, Ciranda, Dança da cobra e Jongo.  

O boi aparece como protagonista em diversas manifestações da nossa cultura. Na exposição “Folclore Brasileiro”, a representação do animal está presente nas danças e dramatizações do Bumba-meu-boi, celebrado no Maranhão; do Boi-bumbá, festejado no Amazonas e no Pará; e do Boi de mamão, em Santa Catarina. As peças chamam a atenção pela riqueza de detalhes na pintura e no acabamento.

Das festas religiosas que têm origem na cultura afro-brasileira, destacam-se as peças que retratam a Festa de São Benedito e a Congada. As obras, em cerâmica pintada, evidenciam músicos e dançarinos em um cortejo que une cultura popular e devoção.

Também estão expostas seis serigrafias, com imagens de cortejos de Maracatu, Reisado e Frevo, assinadas por Leandro Loureiro e Regis. Outro destaque da mostra é uma Mulinha, confeccionada com tecidos coloridos, criada por Dirceu Nery, para o espetáculo “O Coronel de Macambira”, de Joaquim Cardoso.

 

Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos.

Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. Destaque especial à cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Folclore brasileiro”

Dias: até dia 2 de setembro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca