Fechar menu lateral

Exposição de artista peruana reúne pinturas e poesia

    A Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, receberá na próxima semana a mostra “Ser embrião, a Epifania”, da artista gráfica peruana Kãula Lanmou. A abertura da exposição, que reúne obras em óleo sobre cerâmica e poesias seguindo a linha da Arte Conceitual, acontecerá no dia 2 de agosto, às 20h30, no Forum da Cultura. A exposição ficará em cartaz até o dia 14 de agosto e as visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

Arte Conceitual

WEB_KL-Energia-Dual-Devica

Pinturas de Kãula têm inspiração na Arte Conceitual

    Unindo artes plásticas e poesia, a artista gráfica Kãula Lanmou, apresenta ao público juiz-forano a série “Ser Embrião, a Epifania”. São obras, confeccionadas em pastel seco sobre tela e óleo sobre cerâmica, que buscam rimar harmoniosamente com os conceitos de: consciência coletiva e individual, embrião, concepção, epifania, subconsciente, ser, evolução. Os trabalhos são acompanhados de poesias assinadas pela artista, que ancoram os conceitos visuais em palavras.

    Seguindo a linha da Arte Conceitual, a artista “apela ao reconhecimento da humanidade como em um estado de perpétua evolução interior de ideias, sentimentos, sensações e tudo o que envolve a consciência humana”. De acordo com Kãula Lanmou, “A humanidade como um todo, observada desde o ângulo das forças do subconsciente coletivo, pode ser visualizada como um ser embrionário, ainda em formação. Desse conceito deriva o nome “Ser Embrião, a Epifania”. 

    Esta é a segunda vez que Kãula Lanmou expõe trabalhos na Galeria de Arte, do Forum da Cultura. Em 2011, a artista apresentou sua primeira mostra individual intitulada “Coração costurado”.          

 

A artista

    Formada em Design gráfico e pós-graduada em Digitalização e cor, Kãula sempre foi fascinada pela Arte Conceitual. Ainda na faculdade, criava telas em óleo que representavam seus espaços interiores através da imagem. Durante 15 anos, trabalhou na área gráfica publicitária, em Lima, sua cidade natal e capital do Peru. Desenvolveu projetos na América Latina e acompanhou a mudança do design no mundo digital.

 

A Galeria de Arte

    A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

    Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Ser Embrião, a Epifania”

Dias: de 2 a14 de agosto, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca