Será inaugurada nesta terça-feira, dia 17, na Galeria de Arte do Forum da Cultura, da UFJF, a exposição “Reinvenção de trajetórias entre signos”, da artista plástica uberlandense Ropre. A série de 10 pinturas em acrílica sobre algodão cru apresenta elementos como mapas, pássaros, fragmentos e espaços, onde a tonalidade azul impera e dá expressividade às obras. A mostra segue em cartaz até o dia 29 de maio, e as visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, e aos sábados e domingos, das 15 às 18h. A entrada é gratuita.
Tudo azul
A artista plástica Alessandra Cunha, conhecida artisticamente como Ropre, apresenta sua exposição “Reinvenção de trajetórias entre signos”. As pinturas confeccionadas em acrílica sobre algodão cru dão destaque às geometrias e aos mapas aéreos, em que a cor azul predomina.
Produzida em janeiro de 2015, a série traz como mote os “não-lugares” e a interação humana nesses “espaços”. Segundo Ropre, “não-lugar” é um conceito usado pelo teórico Frances Marc Augè para definir os espaços coletivos de passagem ou espera como rodoviárias e aeroportos; os contatos são mediados por guichês, máquinas e alto-falantes e as relações humanas são superficiais.
No processo de criação, a artista também se inspirou no livro “Fernão Capelo Gaivota (1970)”, de Richard Bach, que conta a história de gaivotas que são banidas de suas aldeias por desejarem praticar o voo até chegar a perfeição, ignorando que só precisam voar para procurar comida. Na nova realidade, elas reinventam suas trajetórias entre signos antigos e recentes. Nas obras de Ropre, as gaivotas negras alçam voos sobre as formas e dimensões.
Esses trabalhos já foram expostos na Galeria de Arte da Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Casa da Cultura Câmara Torres, em Paraty.
A artista
Ropre é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia. A artista trabalha com artes urbanas, em especial Sticker Art e posters. Desenvolve também pesquisa com gravuras e pinturas contemporâneas, pela qual já participou de mais de 120 exposições no Brasil e exterior. Recebeu 5 prêmios por pinturas em salões de artes contemporânea e também realiza curadorias de exposições coletivas e eventos de arte urbana, como Festival de Stickers em Uberlândia e o Uberinvasão desde 2011.
Galeria de Arte
A Galeria de Arte do Forum da Cultura, da UFJF, é um espaço que privilegia as diversas manifestações artísticas, dando oportunidade aos artistas renomados e também aos iniciantes de apresentarem seus trabalhos ao público.
O ambiente acolhedor está situado no segundo pavimento do Forum da Cultura, e também recebe o público que aguarda a abertura do Teatro. Além de se dedicar ao resgate da pintura juiz-forana, o espaço recebe novos talentos e resguarda a iconografia das artes cênicas.
Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG
Evento: Mostra “Reinvenção de trajetórias entre signos”
Dias: até 17 a 29 de maio, de segunda a sexta, das 14 às 18h, e aos sábados e domingos, das 15 às 18h
Telefone: (32) 3215-3850
Entrada: Franca