Fechar menu lateral

Exposição celebra Nossa Senhora

            O Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura, da UFJF, preparou para esse mês, a mostra “Mês de Maria”. A tradicional exposição que homenageia Nossa Senhora reúne imagens em algumas representações e invocações de Maria, a Mãe de Deus. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, e aos sábados e domingos, das 15 às 18h, até o dia 05 de junho. A entrada é franca.

 

Devoção e arte

 

WEB

Em destaque, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Cerâmica pintada, autoria Jorge Cruz / Belo Horizonte (MG) (Foto Franciane Lúcia)

             A exposição “Mês de Maria” mostra imagens de Nossa Senhora, através de obras que retratam Maria em algumas de suas invocações, e ressalta aspectos artísticos dos trabalhos expostos. Na mostra, o público poderá conferir o trabalho do artista Jorge Cruz, de Belo Horizonte, que apresenta estatuárias de Nossa Senhora da Conceição, N. S. das Dores e N. S. do Rosário, confeccionadas em cerâmica pintada e com traços que se assemelham com os da mulher negra. As imagens são pintadas em tinta fosca e apenas os olhos ganham tintura a óleo, o que confere um brilho no olhar.

             O artista Hélio Petrus, de Mariana, esculpiu a imagem de Nossa Senhora Imaculada da Conceição em madeira, dando forma longilínea e traços delgados à estatuária.  A representação de Nossa Senhora da Candelária, do artista Régis Kerusk, chama a atenção pela riqueza de detalhes e formas. A obra confeccionada em cerâmica, mesmo sem pintura, apresenta um design que valoriza as expressões do rosto, a sobreposição das mãos e a geometria das vestimentas.  A Padroeira do Brasil é representada no trabalho do artesão Expedito, que confeccionou a imagem de Nossa Senhora Aparecida utilizando aniagem. 

            Ao todo são 35 obras em porcelana, cerâmica, aniagem, madeira e gesso. Destacam-se também obras dos artistas João Lourenço, Ida Vasconcelos, Ivonete Iara e Eugênia.

 

Museu de Cultura Popular

 

           O Museu de Cultura Popular proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos. Contando com mais de três mil peças, o espaço oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Mês de Maria”

Dias: de 03 de maio a 05 de junho, de segunda a sexta, das 14 às 18h e aos sábados e domingos, das 15 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca