Fechar menu lateral

“Nos Amis ou a Fauna”, na Galeria de Arte do Forum da Cultura

imagens_0001-4A Galeria de Arte do Forum da Cultura, da UFJF, receberá na próxima semana a mostra “Nos Amis ou a Fauna” do artista Gilberto Medeiros. A abertura da exposição acontecerá no dia 3 de maio, às 20h30, no Forum da Cultura. A exposição, que traz ilustrações, colagens e trabalhos com intervenções digitais, ficará em cartaz até o dia 15 de maio e as visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, e aos sábados e domingos das 15 às 18h. A entrada é gratuita.

 

Tecnologia que inspira Arte

 

O uso excessivo das redes sociais e a utilização das tecnologias digitais como extensão do corpo são temas que inspiraram Gilberto Medeiros na criação das obras que compõem a mostra “Nos Amis ou a Fauna”. De acordo com o artista, “a ideia é mostrar ao público a confusão tecnológica em que a sociedade moderna está mergulhada, e, ao mesmo tempo, tentar fazer com que ao menos tenham uma visão crítica desse fato. Temos uma grande facilidade com a tecnologia, dos celulares, dos smartphones e das redes sociais, mas, por outro lado, isso se torna algo intrínseco, pois as pessoas se expõem sem ter escrúpulos com a própria imagem”.

Além das experiências vivenciadas em sua formação no campo da moda, o artista traz em seus trabalhos referências de personagens de histórias em quadrinhos, de grafites e de filmes. Ao todo são 15 trabalhos desenvolvidos em técnica mista, utilizando aquarela, pastel a óleo, nanquim, lápis de cor e grafite, além de colagens e intervenção digital.

 

O artista

 

Gilberto Medeiros é graduado em Moda e figurino pela Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro e é acadêmico do curso de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como design e ilustrador no mercado de Juiz de Fora e do Rio de Janeiro. O artista participou de coletivas e, em 2009, venceu o Concurso de Criação de Personagens para o Caderno de Moda do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro. “Nos Amis ou a Fauna” é a primeira mostra individual de Gilberto Medeiros.

 

Galeria de Arte

 

A Galeria de Arte do Forum da Cultura, da UFJF, é um espaço que privilegia as diversas manifestações artísticas, dando oportunidade aos artistas renomados e também aos iniciantes de apresentarem seus trabalhos ao público.

 O ambiente acolhedor está situado no segundo pavimento do Forum da Cultura, e também recebe o público que aguarda a abertura do Teatro. Além de se dedicar ao resgate da pintura juiz-forana, o espaço recebe novos talentos e resguarda a iconografia das artes cênicas.