Grupo Divulgação estreia “Anjos e desarranjos”

Como parte da celebração dos 50 anos do Grupo Divulgação, estreia no dia 29, às 20h30, no Forum da Cultura da UFJF, o espetáculo infantil “Anjos e desarranjos”, com texto e direção de José Luiz Ribeiro. As aventuras e desventuras de cinco anjinhos da guarda que são treinados para cumprir uma missão na Terra é o mote principal da peça teatral que cumprirá temporada até o dia 03 de julho, com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16h45. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.

Aventuras e desventuras

WEB_Anjos-e-Desarranjos_José-Luiz-Ribeiro_Foto-de-Márcia-Falabella-1           Cinco anjos fazem curso, no Céu, para se tornarem Anjo da Guarda. Para concluir o treinamento, os anjinhos passam pelo tão temido exame final, onde a Dona Arcanja avalia o desempenho dos alunos. Como missão final, os anjos são enviados à Terra, disfarçados de meninos, para escolherem os seus protegidos.

Leco, Treco, Nepo, Zika e Zepo são 5 crianças desobedientes e mal-educadas, vivem fazendo bagunça pelas ruas, pichando muros, esparramando lixo e quebrando árvores e vidraças. De tanto se meterem em confusão, seus anjos da guarda ficam doentes e pedem licença para tratamento de saúde. Os peraltas ficam desprotegidos e continuam se envolvendo em confusão. Após esparramar lixo pela calçada, os meninos despertam a fúria dos lixeiros e varredeiras que passam a procurá-los para aplicar uma punição: os meninos seriam ensacados e jogados no caminhão de lixo. Neste momento, os anjinhos da guarda, disfarçados de meninos, chegam a Terra e são confundidos com os meninos travessos. O conflito se estabelece na busca de inocentar os anjos da guarda da terrível punição e encontrar os verdadeiros culpados da arruaça.

WEB_Anjos-e-Desarranjos_José-Luiz-Ribeiro_Foto-de-Márcia-Falabella-2           A história ganha um desfecho surpreendente que levará o público infantil a refletir sobre a postura de má conduta dos meninos, a importância de se falar a verdade, ser justo, e, a cima de tudo, reconhecer os erros e tentar corrigi-los.

No palco, Márcia Falabella interpreta Dona Arcanja, Michell Costa faz o papel de Anael, e Lorenza Cris, Victor Dousseau, Letícia Trindade, Jonatas Vianna e Renan Sousa, vivem os cinco Anjos da Guarda em formação. O elenco conta, ainda, com os atores Franklin Ribeiro, Igor Santos, Marina Lopes, Saulo Machado, Dowglas Mota, Wallace Oliveira, Lucas Valle, Marcus Saramela, Sylvia Lopes, Paula Landim e Marina Metri. Na sonoplastia, Daniela Schulios, e na iluminotécnica, Humberto Ramos.

Teatro Infantil

O Grupo Divulgação (GD), em seus 50 anos de trajetória, encenou clássicos da dramaturgia universal e também interpretou textos de importantes dramaturgos brasileiros. Além do público adulto, o grupo se dedicou e ainda dedica às montagens destinadas ao público infantil. Desde 1973, quando foi criado o Departamento de Teatro Infantil, o GD apresenta espetáculos que interagem com o universo das crianças, através dos cenários, dos figurinos e das músicas, como também pela mensagem transmitida nas apresentações.

Já são mais de 40 anos de dedicação aos espetáculos infantis! Nesta caminhada, o GD interpretou textos de importantes autores como Maria Clara Machado e Walmir Ayala, e, também buscou uma dramaturgia própria que dialogasse com o universo infantil e a realidade social, através das dezenas de textos assinados pelo dramaturgo e diretor José Luiz Ribeiro.

Com esse trabalho, ao longo dos anos, o GD forma gerações de público, e o ciclo se completa: as crianças se tornam adultas e trazem seus filhos para o teatro. “Anjos e desarranjos” coroa este momento festivo para o grupo que tem como missão “fazer teatro para o povo”.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG

Evento: “Anjos e desarranjos”

Dias: de 30 de abril a 03 de julho, aos sábados e domingos, às 16h45