Cenários de peças brasileiras em maquetes

O triunfo do Apocalipse_web

Maquete do cenário do espetáculo “O triunfo do Apocalipse”, de José Luiz Ribeiro é um dos destaques da mostra (Foto: Messias Matheus)

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, abriga a exposição “Teatro brasileiro em maquetes”. Dezessete maquetes mostram cenários da dramaturgia dos principais autores brasileiros encenados pelo Grupo Divulgação. A mostra faz parte das comemorações do cinquentenário de criação do Grupo. As visitações poderão ser feitas até o dia 17 de abril, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

Iconografia

O Grupo Divulgação (GD), em seus 50 anos de trajetória, encenou clássicos da dramaturgia universal e também textos dos mais importantes dramaturgos brasileiros como, por exemplo, Oswald de Andrade, Nelson Rodrigues e Jorge Andrade.  Na mostra “Teatro brasileiro em maquetes”, o público poderá conferir miniaturas da cenografia dos espetáculos montados.

Para esta exposição foram selecionadas as maquetes dos espetáculos destinados ao público adulto. Entre os trabalhos, destacam-se 4 montagens do dramaturgo Jorge Andrade: “Pedreiras das Almas”, encenada em 1977;  “Vereda da Salvação”, em 1992, “Os Ossos do Barão”, montagem de 1999, e “Senhora na Boca do Lixo”, em 2002.

Os visitantes poderão relembrar os cenários de outras montagens como “A Torre em Concurso”, de Joaquim Manoel de Macedo, “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, “O Mambembe”, de Artur de Azevedo, e “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade. A dramaturgia mineira é representada por textos do dramaturgo e diretor do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro. Estão expostas maquetes dos espetáculos: “A Escada de Jacó”, que cumpriu temporada nos anos de 1995 e 1996, “O triunfo do Apocalipse”, encenado em 2010, “A visita”, em 2013 e “Cuidados de amor”, em 2014.

São 17 maquetes que reconstroem cenários, móveis e adereços das montagens, por meio de utilização de materiais diversos na busca por texturas e proporções próximas das existentes nos cenários originais. Os trabalhos são produtos de projetos ligados à UFJF e realizados no Forum da Cultura, por estudantes universitários.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Teatro brasileiro em maquetes”

Dias: até 17 de abril, de segunda a sexta, das 14 às 18h