Fechar menu lateral

Artistas e Artesãos mostram Portugal

            O artesanato português é o tema da mostra “Portugal, meu avozinho”, em cartaz no Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF. A exposição, que reúne obras em cerâmica de origem lusitana, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 1º de abril. A entrada é gratuita.

 

Galo de Portugal, cerâmica pintada (Foto: Franciane Lúcia)

Galo de Portugal, cerâmica pintada (Foto: Franciane Lúcia)

Artesanato lusitano

            Portugal apresenta uma rica e vasta tradição na produção de cerâmicas. Há muitos anos, o país europeu se dedica à confecção de peças artesanais, utilitários domésticos e ladrilhos, com elementos que fazem parte da cultura lusitana. A exposição “Portugal, meu avozinho” destaca esta tradição por meio de peças artesanais que retratam a identidade dos portugueses.

            Ao todo são 53 peças confeccionadas em cerâmica crua, esmaltada e obtida pela queima em lenho verde, método que confere ao material o aspecto de metal, pelo tom metalizado que a obra adquire. Pratos, botijas, cântaros, canecas e assador de castanhas são alguns dos utilitários domésticos usados no dia a dia das pessoas. Estatuárias retratam os afazeres do homem campesino.

            Destacam-se, na exposição, três trabalhos da ceramista portuguesa Rosa Ramalho: o pombal, o oratório e a imagem de Santo Antônio, confeccionadas em cerâmica esmaltada.     

 

Museu de Cultura Popular

          Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Portugal, meu avozinho”

Dias: até 1º de abril, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca