Fechar menu lateral

O povo do Oriente no Forum da Cultura

WEB_Lakshimi_Deusa-da-prosperidade-(o-feminino)_Técnica-mista_Sylvia-LopesSerá inaugurada na próxima terça-feira, dia 1º de março, às 20h30, na Galeria de Arte do Forum da Cultura, da UFJF, a exposição “O povo do Oriente” assinada pela artesã Sylvia Lopes. A mostra traz estatuárias de deuses e de elementos das religiões orientais com técnicas de pinturas texturizadas. A exposição ficará em cartaz até o dia 24 de março e as visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

Arte e religião

 A cultura milenar oriental desperta o interesse e a curiosidade por apresentar elementos e simbolismos que a diferencia da cultura ocidental. Seja na medicina, nos costumes, ou nas religiões, os saberes dos orientais são objetos de admiração e de devoção de muitos seguidores. A mostra “O povo do Oriente” ressalta a religiosidade dos orientais por meio de esculturas de deuses e símbolos sagrados do Hinduísmo e do Budismo.

O público poderá conferir estatuárias de monge andarilho, samurai, dragão, e deuses orientais como Ganesha, Shiva e Lakshmi representados em peças texturizadas. Destaca-se nesta exposição, a beleza e a delicadeza das deusas Tara (a grande deusa bondosa, a salvadora) e Lakshmi (a deusa da fortuna e da prosperidade). Outro destaque é a representação de Sidarta Gotama, o grande Buda, que após abandonar a vida de príncipe seguiu em busca da sabedoria e da paz interior, dando origem ao Budismo. 

 

A artesã

WEB_Sylvia-e-SamuraiSylvia Lopes se interessou por artesanatos na sua adolescência; tudo o que aprendeu foi nos livros, nas revistas e também na internet. “Comecei aos 15 anos por curiosidade. Eu pegava vasinhos e os pintava com tinta guache. A partir de 2004 passei a trabalhar com pinturas em esculturas de gesso”, relembra. As técnicas de pinturas e aplicações desenvolvidas em seus trabalhos são resultados de muita pesquisa e experimentações. Para compor os trabalhos, Sylvia pesquisa e busca referências no universo das religiões; em “O povo do Oriente”, a artesã trouxe como temática as duas principais religiões do Oriente. “Me interessei pelas peças com temática oriental, em primeiro momento, por elas serem bonitas e coloridas; então comecei a pesquisar sobre os elementos sagrados do Hinduísmo e do Budismo para aprimorar o meu trabalho.” 

 

 

A Galeria de Arte

A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “O povo do Oriente”

Dias: de 1º a 24 de março, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca