Pequenas fantasias, grandes foliões

Para resgatar velhos carnavais, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, exibe a exposição “Quem é Você?”. A mostra apresenta miniaturas de bonecos com réplicas de fantasias utilizadas nos carnavais de várias épocas. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 26 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Com que roupa eu vou?

Grega_Diversos Materiais_Juiz de Fora (MG)_Foto Franciane Lúcia

A fantasia de Grega foi muito usada nos bailes de salão

As fantasias dão tom às brincadeiras de Carnaval. Seja nos desfiles de Escolas de Samba, nos blocos ou nos bailes de salão, a criatividade na escolha dos trajes contribui para o clima de descontração que envolve os foliões nesta época do ano.

Esse hábito foi introduzido no Brasil através dos bailes de fantasias e máscaras, inspirados na cultura italiana. Naquela época, os clubes italianos resgatavam o carnaval de Veneza juntando-se aos desfiles das grandes sociedades. Esses bailes se tornaram uma tradição e perduraram durante décadas dando origem aos concursos de fantasia onde o luxo imperava e despertava muita briga entre os concorrentes perdedores.

“Quem é você?” resgata réplicas de fantasias utilizadas em uma época em que as pessoas se adornavam com glamour e criatividade para irem aos bailes nos clubes e agremiações. Homenageando os personagens da Commedia dell’Arte italiana e do Carnaval Veneziano, destacam-se as fantasias de Pierrot, Arlequim e Colombina. Os três personagens, criados no século XVI para satirizar os costumes sociais da época, conquistaram o público e passaram a fazer parte das fantasias mais requisitadas para a Festa de Momo.

Ao todo são 55 peças, confeccionadas em diversos tipos de materiais, que relembram personagens do Carnaval. O público poderá conferir reproduções de fantasias de baiana, holandesa, odalisca e cigana. Das histórias e do imaginário infantil surgem alegorias de bruxa, fada e palhaço. O Carnaval juiz-forano é representado por três personagens do tradicional bloco “Domésticas de luxo”; as peças em papel machê foram confeccionadas por Valéria Rosa.

Museu de Cultura Popular

Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Quem é você?”

Dias: do dia 02 até o dia 26 de fevereiro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Entrada: Franca