Fechar menu lateral

“Amuletos” buscam proteção no Novo Ano

       Encontra-se em cartaz no Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura, da UFJF, a exposição “Amuletos”, que reúne figas, patuás, carrancas, entre outros elementos utilizados para a proteção e atração de boas energias. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 29 de janeiro. A entrada é gratuita.

 

Energias para um Ano bom

As carrancas ganham destaque na mostra. Carranca de madeira, autoria Lourdes Barroso.Foto Franciane Lúcia)

As carrancas ganham destaque na mostra.
(Carranca de madeira, autoria Lourdes Barroso.Foto Franciane Lúcia)

       As celebrações de Passagem do Ano são acompanhadas de rituais, orações e pedidos de bênçãos para o novo ano. Para isso são feitos pedidos e orações aos santos de devoção, simpatias para atrair sorte e prosperidade, além das oferendas à Iemanjá, que se tornaram tradição nas regiões litorâneas.

       Os talismãs, os patuás e as fitas ganham importante destaque nestes rituais de passagem, no entanto, a utilização desses elementos não se limita apenas nestas celebrações. Utilizadas para diversos fins como, por exemplo, atrair a sorte, proteger do mau-olhado e afastar o azar, os amuletos fazem parte da cultura popular brasileira por agregar lendas, fé, crendices e superstições.

Na exposição “Amuletos”, o visitante poderá conferir várias representações destes objetos místicos que contam um pouco da crença do povo brasileiro. São 57 peças e adereços como patuás, figas, ferraduras, fitas do Senhor do Bonfim e imagens de Santos.

       As carrancas ganham destaque especial; utilizadas nas embarcações fluviais, principalmente no Rio São Francisco, esses adereços são famosos por espantar os maus espíritos que atormentam as navegações. Estão expostas carrancas esculpidas em madeira, em diversos tamanhos, oriundas das cidades mineiras de Pirapora e São Romão.

 

Museu de Cultura Popular

       Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Amuletos”

Dias: até o dia 29 de janeiro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca