“Deuses e heróis”: Uma saga amada por adolescentes no Forum da Cultura

Com a estreia do Núcleo de Adolescentes do Grupo Divulgação encerraremos os trabalhos de 2015. O espetáculo “Deuses e Heróis” é um mergulho na mitologia e, o tema escolhido pelo grupo, assinala a 151ª peça escrita por José Luiz Ribeiro que assina a direção. A temporada relâmpago ocorrerá do dia 9 a 12 de dezembro, de quarta a sábado, sempre às 20h30, no teatro do Forum da Cultura. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.

Foto Márcia Falabella

A peça

“Deus e heróis” transita do caos ao nascimento dos novos deuses. Gaia, a mãe terra, cria Urano, o céu, e povoa a terra dando lugar a rios e mares, habitados por ninfas e outros seres fantásticos. A trajetória de poder de Urano, passando por Cronos, o deus tempo que devora os seus filhos até a chegada de Zeus, é contada pelo elenco de adolescentes. A divisão do mundo feita pela vitória de Zeus concede a Hades o reino subterrâneo dos mortos e a Poseidon, o domínio das águas. A chegada de Dionísio, filho bastardo de Zeus, encerra a genealogia criada pelos homens que inventaram seus deuses.

O espetáculo

Indo do coro grego ao distanciamento brechtiano, a representação transita entre o épico e o dialógico. Para esses jovens foi dada a oportunidade de crescimento cultural no convívio com narrativas clássicas. O crescimento deste núcleo envolveu debates temáticos e assegurou um amadurecimento da trupe que absorveu essas lendas com grande interesse.

Com o elenco composto por 14 adolescentes, o espetáculo dá a oportunidade da vivência de vários papéis que se interligam nesta fábula. Durante todo o semestre, os atores receberam treinamentos corporais e vocais, além de exercícios de interpretação. O produto final é resultado do Projeto de Extensão da UFJF – Centro de Estudos Teatrais: Cursos e Oficinas. Participam dos diversos papéis os seguintes alunos do Curso de Introdução ao Teatro: Amadeus Dias, Camila Medeiros, Clara Dustan, Gabriela Araújo, Gabriella Borges, Gabriela Kegele, Jordana Lemos, Lara Carolina, Laura Dominguez, Maria Eduarda Muniz, Rafhael Sartini, Rhyem Alcici, Sofia Guerson, Tainá Varandas.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Juiz de Fora/MG

Evento: “Deuses e heróis”

Dias: 09 a 12 de dezembro, de quarta a sábado, às 20h30