Fechar menu lateral

Paz na terra aos homens de boa vontade, “Presépios” no Forum da Cultura

Presépio de madeira, oriundo da Cracóvia, Polônia (Foto: Franciane Lúcia)

Presépio de madeira, oriundo da Cracóvia, Polônia (Foto: Franciane Lúcia)

Para celebrar o Natal, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF abre a exposição “Presépios”. A mostra, que ocupa também o espaço da Galeria de Arte, reúne presépios de vários tamanhos e estilos, oriundos de várias partes do país e do mundo. Iniciada em 1988, pelo professor Antônio Weitzel, a exposição chega à sua 27ª edição. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 8 de janeiro. A entrada é franca.

 

Tradição renovada

A montagem de presépios é uma tradição cristã iniciada por São Francisco de Assis em 1223, com figuras vivas, na tentativa de reavivar a esperança da chegada do Menino Deus. Se naquela época o presépio era uma novidade, ele se popularizou e, além dos altares das igrejas, ganhou também espaço nas varandas e salas das casas dos fiéis. O nascimento do menino Jesus é rememorado por presépios que reproduzem o ambiente da manjedoura e conta com a representação da Sagrada Família, dos três Reis Magos, dos pastores e dos animais.

“Presépios” revisita este momento de fé e devoção, e pretende instigar nos visitantes a reflexão sobre a importância da fraternidade, da comunhão e do amor ao próximo, em um mundo cheio de truculências.  O patrimônio do Museu reúne 100 peças compostas em materiais como cerâmica, conchas, madeira, vidro, entre outros.

Peça em resina, origem Itália. (Foto: Franciane Lúcia)

Peça em resina, origem Itália. (Foto: Franciane Lúcia)

O público poderá conferir presépios confeccionados com bolinhas de gude, palha de bananeira, coqueiro buriti e rocha vulcânica. Temos exemplares feitos em cerâmica oriundas do nordeste brasileiro, assim como peças vindas do Chile, Colômbia, Itália, Portugal, Cracóvia, dentre outros.

 

Museu de Cultura Popular

Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras, tendo destaque especial a cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos, objetos de conter e presépios. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes.

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Dias: até o dia 08 de janeiro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca