Fechar menu lateral

Exposição “Mama África” destaca cultura africana

Está em cartaz na Galeria de Arte, do Forum da Cultura da UFJF, a exposição “Mama África” que reúne máscaras tribais e painéis com imagens de divindades dos cultos africanos. A mostra, que faz parte das celebrações do mês da Consciência Negra, pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 29 de novembro. A entrada é franca.

 

Do profano ao sagrado

 

WEB_Máscara-de-mulher_Henrique-Martuscello_Material-sintético_Rio-de-Janeiro-(RJ)As máscaras têm um papel significativo para as artes cênicas, festejos populares e também para os rituais religiosos. Se no teatro grego e romano, estes acessórios serviam para identificar e estereotipar os personagens em espetáculos trágicos ou cômicos, na cultura africana, as máscaras ganham papéis ritualísticos podendo ser utilizadas em cerimônias festivas ou funerais.

Estes acessórios representam uma tradição da arte africana por demonstrar características peculiares de uma determinada localidade, tribo ou etnia. Com expressões de tristeza, alegria, espanto ou admiração, estes adornos, cercados de mistérios, fazem parte do imaginário popular e das diversas celebrações.

Na mostra “Mama África”, o público poderá conferir máscaras entalhadas em madeira, ornadas com fibra vegetal e em macramê. São 15 peças, oriundas da África, da Bahia, do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora, que representam feições de negros, caras de animais, totens e máscara utilizada no Congado – manifestação folclórica e religiosa de origem afro-brasileira. 

Também estão expostos painéis com imagens de Orixás, que são divindades cultuadas no Candomblé. Entre eles estão Yemanjá, considerada a Mãe das águas salgada; Oxumaré, Senhor dos movimentos e mensageiro da chuva; e Oxum, sereia da água e mãe da riqueza e do amor.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG

Evento: “Mama África”

Dias: até 29 de novembro, de segunda a sexta, das 14h às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca