Fechar menu lateral

Ventos Nordestinos

"Ventos Nordestinos" vai se fundamentar no texto de Manuel Bandeira e do inigualável Ascenso Ferreira

“Ventos Nordestinos” vai se fundamentar no texto de Manuel Bandeira e do inigualável Ascenso Ferreira

Participando do 2º Congresso Latino-Americano de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança o espetáculo Ventos Nordestinos, montado pelo Grupo Divulgação com o Núcleo de Adolescentes, terá apresentações nos dias 17, 18 e 19 de setembro. Com o elenco formado por estudantes de nível médio, já se apresentou nas comemorações dos 49 anos de fundação do Grupo Divulgação.

 

Sobre o espetáculo

 O elenco de adolescentes apresenta Ventos Nordestinos, uma incursão pela obra de Ascenso Ferreira, poeta pernambucano que comemoraria neste ano 120 anos de nascimento e 50 de falecimento. Percorrendo a trajetória do poeta modernista, o roteiro liga-se a outros artistas e poetas do Recife dos quais se destaca Manuel Bandeira.

 

 

O encontro

O espetáculo deu ao elenco adolescente a chance de unir corpo e coração em evoluções coreográficas

O espetáculo deu ao elenco adolescente a chance de unir corpo e coração em evoluções coreográficas

 Reunir um grupo de jovens e aproveitar o seu vigor para interpretar a cultura brasileira através de poetas importantes é um motivo de grande satisfação. Juntar música popular brasileira, inspirada no bumba-meu-boi e coreografar o frevo do Recife, é um passo para solidificar conhecimento e dar aos atores a oportunidade de guardarem em seu repertório criações que estão se perdendo na desmemória nacional.

Ventos Nordestinos vai se fundamentar no texto de Manuel Bandeira e do inigualável Ascenso Ferreira. O lúdico destes poetas do Recife permite interpretações cômicas envolvidas em pequenos poemas de Ascenso que fotografam a alma popular brasileira.

Mais uma vez, o Grupo Divulgação ascende suas luzes para iluminar talentos de jovens que olham para o palco de forma enternecedora. Conquistas são feitas vencendo a timidez, moldam comportamentos e estabelecem ritos civilizatórios.

O teatro é, antes de tudo, um ato de comunhão entre o palco e a plateia. A cada instante da sociedade ele revela o tempo de cada cultura. O presente espetáculo deu ao nosso elenco adolescente a chance de unir corpo e coração em evoluções coreográficas.

Juntamos aqui nomes como Ariano Suassuna, Gilberto Freire, Hermilo Borba Filho, Vicente do Rego Monteiro, dentre outros filhos do Nordeste, e fazemos uma homenagem especial a um compositor que cantou as mazelas do amor: Reginaldo Rossi foi curtido por estes jovens e incorporados à sua brasilidade.