Fechar menu lateral

A passarada no mês da primavera

O pombal, de Rosa Ramalho, ceramista portuguesa, tem destaque na mostra

O pombal, de Rosa Ramalho, tem destaque na mostra

Antecipando a chegada da primavera, o Museu de Cultura Popular programou para o mês de setembro a mostra “Os pássaros na primavera”. São 47 peças de obras representando pássaros e cenas de primavera, incluindo uma obra importante: o pombal, de Rosa Ramalho, ceramista portuguesa que tem destaque na mostra.

Uma coleção de apitos e pios usados por caçadores de pássaros e alguns que servem de brinquedo para crianças tem um espaço dedicado à sonoridade primaveril. Cerâmicas de Itajubá, Turmalina, São João Del Rei, Tiradentes, Serro, Januária, Taubaté, Roseira Velha, Guaratinguetá, dentre outros, estão expostas criando um mosaico de trabalhos artesanais feitos por artistas populares destes centros.

De Cabo Frio, um arranjo floral feito com conchas mostra a criação e inventividade de artistas utilizando materiais diferentes. A presente mostra tem como objetivo mostra a influência da natureza, que esbanja cores na primavera, como fonte de inspiração de artistas anônimos ou mesmo consagrados como é o caso de Rosa Ramalho, de Portugal e os brasileiros Anísia Lima de Souza, Rita Gomes Lopes, Sebastião Paineira, José Bernadete Oliveira, Ana Pereira dos Santos, Seu Caboclo, Alex Ribeiro, Eugênia e Cândida.

“Os pássaros na primavera” apresenta ainda uma série de alçapões e gaiolas que, na cultura popular, durante muitos anos, foram feitas para tirar a liberdade dos pássaros. Motivo de grandes inspirações no campo do cancioneiro popular das quais se destaca “Assum preto”, de Luiz Gonzaga.