Fechar menu lateral

Canta e conta, Brasil!

Esta é a terceira edição do projeto Mergulhão Teatral realizado pelo Grupo Divulgação em 2015.

Esta é a terceira edição do projeto Mergulhão Teatral realizado pelo Grupo Divulgação em 2015.

O espetáculo “Cantos e Contos Brasileiros”, em única apresentação, acontece nesta sexta-feira, 28 de agosto às 20h30 no teatro do Forum da Cultura. A montagem é dirigida por José Luiz Ribeiro que também assina o texto. Esta é a terceira edição do projeto Mergulhão Teatral realizado pelo Grupo Divulgação em 2015.

Composto por 27 jovens atores, o elenco conta com a participação de estudantes da Coreia e do Japão, em intercâmbio na UFJF. A encenação foi preparada em três semanas e narra uma pequena parte da história do Brasil por meio de contos e lendas discorridas pelo povo e que se perpetuam por várias gerações. Utilizando citações de Cassiano Ricardo e Oswald de Andrade, a peça traça uma linha do tempo desde a época em que os índios eram os protetores da terra, as transformações inevitáveis que aconteceram com a chegada dos portugueses, a vinda dos negros e, posteriormente, a abolição da escravatura.

Personagens marcantes do nosso folclore como O Pai do Mato, Iara e Anhangá são representados entre índios, portugueses, árvores falantes e ajudam a criar a atmosfera mítica que o espetáculo propõe.

A representação propõe uma reflexão sobre as nossas origens e as consequências delas no presente.

A representação propõe uma reflexão sobre as nossas origens e as consequências delas no presente.

Num momento em que o individualismo predomina em nossa sociedade, esse grupo de jovens encontrou na vivência teatral um meio de integração e comunhão através dessa experiência coletiva, se empenhando com disciplina e dedicação para contar, de maneira divertida e bem humorada, as histórias de nossos antepassados. A representação propõe uma reflexão sobre as nossas origens e as consequências delas no presente. Tudo isso, pontuado pelas batidas tribais do tambor e pelos vibrantes ritmos da música popular brasileira.