Um passeio na abstração no tempo no Forum da Cultura

web_Sem-título_Ismael-de-Morais_100-x-80-cm_Técnica-mista_2000

Obra de Ismael de Morais em tons sépias com nuances azuladas

Investigações é a mostra que ocupa a galeria do Forum da Cultura e revela ao público algumas obras de sua pinacoteca que estão em salas mais reservadas. A exposição reúne trabalhos de artistas que atravessam a arte juiz-forana e mineira e dialogam entre si através dos anos 80 até a primeira década do século XXI.

Entre os artistas selecionados estão Adélia Sena, Wagner Fortes, André Lopes, Adriana Pereira, Renato Abud, Ismael de Morais, Antônio da Matta e Fernanda Tabet. Muitos destes artistas doaram suas obras ao Forum da Cultura e hoje tem traçado uma caminhada que juntos mostram a escolha de uma determinada estética que apresenta rumos das investigações e pesquisas realizadas no período em que foram criadas.

Alguns trabalhos estão ligados a experiências inaugurais na carreira destes artistas, outros já se apresentam como forma amadurecida e perseguida laboriosamente na busca de novas concepções. Na mostra, temos uma obra do artista Antônio da Matta que envolve a pesquisa com terra, cola e água conseguindo um cromatismo em diversos tons de cinza que estabelece um diálogo com a obra de Ismael de Morais em tons sépias com nuances azuladas.

Adélia Sena e Wagner Fortes utilizam, nas obras expostas, a claridade do branco que assegura na horizontalidade uma visão infinita e cadenciada do tratamento estético.

André Lopes e Renato Abud trabalham com colagens e reproduções iconográficas associadas a objetos naturais. Na obra de André, uma pena branca atribui um significado especial unindo natureza e técnica.

Fernanda Tabet tem sua obra em papel e seu trabalho extremamente sensível conflita com a artista irrequieta e revolucionária quando estudante nos anos 90, característica que até hoje não perdeu.

Adriana Pereira é homenageada de forma especial em gravura que atesta todo seu trabalho vivencial. Uma obra de referência da artista e sua sensibilidade recordada sempre pelos amigos que com ela conviveram.