Fechar menu lateral

Museu de Cultura Popular mostra Meios de transporte

Trenzinho_Madeira_web

Trenzinho feito de madeira é uma das atrações da exposição

Durante o mês de julho, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF exibe a mostra “Meios de transporte”.  Reunindo 30 peças, a exposição apresenta várias representações de veículos utilizados pelos homens em sua locomoção. A visitação segue aberta ao público de segunda a sexta, das 14 às 18 horas, até o dia 31 de julho. A entrada é gratuita.

A mostra

As formas de deslocamento cotidiano sofreram significativas transformações ao longo do tempo, passando pelas grandes embarcações, aproveitando-se da intermediação dos animais, como burros, bois e cavalos, até chegar aos meios de locomoção motorizados, aéreos e também espaciais.

Os percursos, antes feitos a pé, o transporte muar e a criação e o desenvolvimento dos diferentes meios de condução de pessoas e cargas demonstram a importância de se relembrar tantos veículos que atuaram e, ainda atuam, ultrapassando limites e encurtando distâncias no mundo geográfico.

Entre as obras expostas, estão miniaturas de carros de boi, embarcações, trens, tratores, caminhões, burrinhos, jipe, carreta, helicópteros, aviões, carrinho de corrida e bicicletas. As peças resgatam a memória de alguns destes meios, a partir da exibição de transportes dos mais antigos aos mais modernos.

O visitante poderá passear pela mostra e observar que os cenários que a compõe oferecem muito mais do que pequenas invenções artesanais. Existe toda uma montagem fictícia com estradas representadas em maquetes, simulando as condições de acessibilidade.   

As peças fazem parte do acervo do Museu e são feitas de diversos materiais, como cerâmica, madeira, lata, bambu, garrafas pet, entre outros. Os objetos são em sua maioria de origem mineira, além de alguns de São Paulo, Manaus e Pernambuco.