Fechar menu lateral

Galeria do Forum exibe Túnel do Tempo

Web_Todomundo_de-José-Luiz-Ribeiro-(1990)

Todomundo, de José Luiz Ribeiro (1990)

Comemorando 49 anos de teatro, o Grupo divulgação montou e expõe na Galeria de Arte do Forum da Cultura, durante todo o mês de julho, a mostra “Túnel do Tempo”. A história do grupo é contada através das cinco décadas de vivência teatral através de mais de uma centena de espetáculos. O público poderá ter acesso de segunda a sexta, no horário de 14h às 18h.

As décadas

Para juntar uma série de fotos que estruturam a narrativa iconográfica de sua história, o grupo optou por elaborar pranchas que abrangem dos anos 60 até a contemporaneidade. Cada época tem uma característica especial, sendo que o repertório dos primeiros anos contemplam espetáculos regionais como Cancioneiro de Lampião, de Nerthan Macedo, Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e Bodas de sangue, de Federico Garcia Lorca. Esses tempos foram marcados também pela encenação de Electra, de Sófocles, que coincidiu com a chegada do AI5, que instituiu a censura em toda cultura brasileira.

Os anos 70 marcam a aparição do núcleo de teatro infantil que passa a encenar A Onça de asas, de Walmir Ayala, O circo de bonecos, de Oscar Von Pfhul e Estória de lenços e ventos, de Ilo Krugli. No campo do teatro adulto, Pirandello com Seis personagens em busca de um autor, angariou uma vasta premiação. Nestes anos, ainda foram montados Yerma, de Garcia Lorca, com música de Maurício Tapajós. O grupo se dedica a montagem de autores consagrados como Goldoni, Jorge Andrade, Nelson Rodrigues, Jean Genet e Albert Camus.

Em 80, a encenação de Estado de sítio, de Albert Camus, A mandrágora, de Maquiavel, O Rei da Vela, de Oswald de Andrade e Doutor Getúlio, sua vida e sua glória, de Dias Gomes e Ferreira Gullar. Tivemos ainda, Esta noite se improvisa, de Pirandello, Fausto, de Göethe, Girança, de José Luiz Ribeiro, O mercador de Veneza, de Shakespeare e Um rasto atrás, de Jorge Andrade.

Os anos 90 tem início com o confisco do governo Collor, mas o grupo monta Era sempre 1º de abril e Todomundo, de José Luiz Ribeiro, além de Édipo-Rei, de Sófocles, O burguês fidalgo, de Molière e Il teatro cômico, de Goldoni.

Na década de 2000, O último portal, O círculo de giz de Brecht e A fábula do destino, de José Luiz Ribeiro, A tempestade, de Shakespeare e O mambembe, de Artur de Azevedo estão entre os destaques da época. A programação infantil consta com fotos de algumas das 40 peças montadas pelo Divulgação. A mostra é um pequeno preparo para as comemorações do cinquentenário que será realizada em 2016.