Fechar menu lateral

Colorindo histórias na arte do lápis

Mostra conta com ilustrações da peça "O rei Pavão", em cartaz sábados e domingos, às 16h45, até o dia 28 de junho

Mostra conta com ilustrações da peça “O rei Pavão”, em cartaz sábados e domingos, às 16h45, até o dia 28 de junho

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF apresenta a exposição “Histórias para colorir”, reunindo ilustrações de revistas-programa de espetáculos infantis do Grupo Divulgação. A mostra pode ser visitada até o dia 28 de junho, de segunda a domingo, das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.  

                             “Histórias para colorir”

Colorir é uma forma de distração e ajuda a desenvolver a criatividade, principalmente na infância. Ultimamente, os livros de ilustrações têm se tornado moda, entre os adultos que querem relaxar e aliviar o stress. A riqueza de imagens, formatos e gravuras desperta o imaginário, causa fascínio e oferecem descontração e fuga do tédio para muitas pessoas.

Estes livros encontraram um espaço inusitado nas prateleiras das livrarias e ganharam força entre pessoas de diversas idades, que publicam suas obras em redes sociais, como o Instagram e o Facebook, e ainda, estabelecem verdadeiras competições para saber quem termina de colorir primeiro.

O que para muitos pode ser chamado de retorno da arte de colorir, para o Grupo Divulgação sempre foi uma atividade constante resgatada a cada espetáculo infantil apresentado. Desde a criação do núcleo de teatro infantil do Grupo Divulgação, em 1973, os espetáculos passaram a ter o apoio da Revista-Programa na qual são publicadas as letras das músicas, sínteses das histórias das peças e desenhos ilustrativos de cenas.

Este resgate é compartilhado com o público, a partir dos 17 painéis com ilustrações em ordem cronológica de programas de peças infantis do GD. Ricas em detalhes, as histórias são mostradas como um álbum de colorir, fazendo com que, os espectadores, em especial, as crianças guardem a lembrança da experiência vivida no palco.

A exposição resgata a memória do grupo e o trabalho de cada um dos autores, mostrando sua versatilidade no

Entre os 17 painéis está  "Estórias pra boi dormir”, (1993)

Entre os 17 painéis está “Estórias pra boi dormir”, (1993)

tratamento dos temas. Diversos artistas ilustraram ao longo de diversas décadas os programas que ainda hoje são guardados por colecionadores. José Luiz Rodrigues assinou as ilustrações do primeiro álbum, “A onça de asas”, (1973). A mostra traz também desenhos de “No Reino da Invenção”, (2004), e “Bicho sim, Bicho não”, (2005), ilustradas por Douglas Zimmerman; “Estórias de lenços e ventos”, (1978), de Jose Augusto Neto e Marcius Martins; “Bem do seu tamanho”, (1987), de Rogério Corrêa; “O Dragão Verde”, (1995), por Alessandro Corrêa; Generosa@fada.com, (2001), por Léo Almeida; “O Rei de quase tudo”, (2002), desenhado por Eliardo França; “O menino dos Caracóis”, (2003), de Thiago Berzoini.

Os traços do artista plástico Adalton de Carvalho também estão presentes na mostra, com suas ilustrações criadas para “Sonho pirata”, (1988), “Passa, passa assombração”, (1989) “Estórias pra boi dormir”, (1993), “O carteiro do Rei”, (1994), “O mistério das nove luas”, (1996) e “O Rei Pavão” (2015), espetáculo infanto-juvenil, atualmente em temporada, aos sábados e domingos, até o dia 28 de junho.