Fechar menu lateral

“Fogueiras e balões” nos festejos juninos

Quadrilha_Diversos_Núcleo de Criação Cenografia_Foto Messias Matheus

“Fogueiras e balões” fica em cartaz até o dia 28 de junho, no Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, programou para junho a mostra “Fogueiras e balões”. A exposição reúne peças que retratam as tradicionais festas juninas, que nesta época são comemoradas em várias regiões do país. As visitações podem ser feitas até o dia 28 de junho, de segunda a domingo, das 14 às 18 horas, com entrada franca.

Festa no Arraiá e devoção

Os festejos juninos se tornaram tradição da cultura brasileira, pela riqueza de detalhes, cores e significados. As danças, comidas típicas e figurinos bem elaborados fazem destas festas atração turística e cultural tanto no interior como nos grandes centros. A mostra apresenta algumas destas manifestações da cultura brasileira; os visitantes poderão conferir peças em cerâmica que retratam danças típicas, rituais e brincadeiras que fazem parte dos costumes populares.

As danças coletivas como as cirandas, dança da cobra e dança do pau de fita são representadas por estatuárias em cerâmica originárias de diversas regiões do Brasil. “Fogueiras e balões” celebra também três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro.

No calendário religioso, Santo Antônio, conhecido popularmente como o santo casamenteiro, é comemorado no dia 13. O santo que é Padroeiro de Juiz de Fora é reverenciado pelas moças que pretendem um bom marido para se casar. Por isso, na noite que antecede o seu dia, as moças casadoiras realizavam simpatias e promessas para arranjarem seus pretendentes. São João é celebrado no dia 24, na noite mais longa e fria do ano. A festa ao Santo é levada a sério pelos nordestinos. Em Campina Grande, na Paraíba, o festejo dura 30 dias, o que levou a cidade a receber o título de maior São João do mundo.  Finalizando as homenagens, São Pedro, o portador das chaves dos portais do céu, é comemorado no dia 29 de junho. Na mostra os santos tradicionais são representados na iconografia religiosa.