Fechar menu lateral

“De volta pra casa” o resgate da cidadania

BrunaScaldiniCia (3)

“De volta pra casa” traz fotografias e objetos que ilustram o passado do manicômio e a vida nova nas residências terapêuticas

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura da UFJF, recebe a partir do dia 19 de maio, a exposição “De volta pra casa”. A mostra, que é organizada pelo Departamento de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, reúne fotos, objetos e vestuários que contam a história de pacientes atendidos pelo antigo regime manicomial e pelo atual modelo de residências terapêuticas. As visitações podem ser feitas até o dia 31 maio, de segunda a domingo, das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

Arte e cidadania

Como parte da IV Semana de Saúde Mental de Juiz de Fora e do Dia Nacional da Luta Manicomial (18 de Maio), a exposição “De volta pra casa” traz fotografias e objetos que ilustram o passado do manicômio e a vida nova nas residências terapêuticas – atuais casas onde moram os egressos dos hospitais. As fotografias retratam a intimidade de pacientes, nas suas novas moradias, realizando atividades do cotidiano como brincadeiras e o preparo de suas refeições. As indumentárias expostas na mostra foram confeccionadas por alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá, baseado em conceitos defendidos pelo artista Artur Bispo do Rosário e pela médica Nise da Silveira, uma das defensoras da humanização no tratamento psiquiátrico no Brasil.

Com as vidas roubadas pelos longos períodos de internação nos hospitais psiquiátricos, os cidadãos retratados na mostra recobram seus direitos de viver em liberdade e pequenas coisas do cotidiano passam a ter uma importância que não imaginamos, como por exemplo, acender e apagar a luz, comer frutas a vontade e ter as próprias roupas.

Semana Municipal

A celebração da Semana de Saúde Mental de Juiz de Fora, com o tema “Trancar não é tratar: Juiz de Fora sem Manicômios” conta com a participação de diversos atores sociais como o Departamento de Saúde Mental, Conselho Regional de Psicologia/4ª Região e Faculdades de Juiz de Fora. Além da mostra que ficará em cartaz no Forum da Cultura, estão programadas outras atividades como apresentações musicais e culturais, desfile de moda, seminário e um torneio de futebol. Estes eventos serão realizados no Parque Halfeld, no Auditório da Vigilância Sanitária e na quadra esportiva da Faculdade de Educação Física da UFJF.